casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como lidar com uma pessoa bipolar

O transtorno bipolar, às vezes referido como depressão maníaca, é caracterizado por humor extremamente alto e baixo. As pessoas que aprendem a lidar com uma pessoa bipolar muitas vezes ficam confusas com as bruscas mudanças de humor e podem se sentir responsáveis pelas mudanças ou por não saber como reagir. De acordo com pesquisadores da Mayo Clinic, normalmente há sinais de quando uma pessoa com transtorno bipolar está ficando deprimida ou excessivamente excitada.

Aprenda os sinais de alerta de um episódio. Os médicos da Mayo Clinic aconselham a família e os cuidadores a se tornarem informados sobre os gatilhos individuais da pessoa, para que possam ajudar o paciente a identificar os sinais de sofrimento. Solicite consultas com o médico do paciente para descobrir que tipos de sinais devem ser observados, como uma mudança no apetite, interrupções do sono, inquietação ou irritabilidade.

Incentive as pessoas com transtorno bipolar a continue tomando a medicação e participando de grupos de apoio. Pesquisadores do Helpguide, um site de informações sem fins lucrativos, dizem que incentivo e apoio gentis são muito úteis para pessoas com transtorno bipolar que geralmente apreciam a preocupação.

Pratique a paciência. Não há cura para o transtorno bipolar e uma vez que uma pessoa tenha sido diagnosticada e comece a tomar medicação, pode levar algum tempo para que os resultados sejam vistos. Prepare-se para contratempos e procure progresso na recuperação, não na perfeição.

Estabeleça um horário definido para as atividades diárias e cumpra seus cronogramas. Ter refeições e horários de dormir ao mesmo tempo todos os dias pode ajudar a reduzir o estresse na família e reduzir os gatilhos que podem desencadear uma pessoa bipolar.

Faça um plano para lidar com a violência ou comportamento disruptivo. Tenha números de emergência prontamente disponíveis e fale com a pessoa quando ela estiver em um estado relaxado sobre os tipos de precauções que você tomará quando necessário.

Estabeleça limites para você e cumpra-os. Saber que a depressão ou mania não é sua culpa pode ajudá-lo a cuidar de suas próprias necessidades. Os médicos da Helpguide relatam que o transtorno bipolar pode dominar uma família e criar estresse em todos os membros da família, se limites sobre o que você vai fazer e quanto transtorno você vai tomar não são definidos.

Dica

Encontre um grupo de apoio de outras pessoas que lidam com bipolar em suas famílias ou amigos por meio de organizações como a Aliança Nacional de Saúde Mental (consulte Recursos). O estresse de viver com alguém que é bipolar pode ser esmagador se você não tiver alguém com quem conversar sobre seus próprios sentimentos de culpa e ansiedade.

Advertências -

Saiba que você tem limitações sobre quanto você pode controlar o resultado da recuperação. Você pode compartilhar suas preocupações com a pessoa, mas, em última análise, cabe à pessoa manter sua própria medicação e aprender a lidar com as mudanças de humor.

, , ] ]