casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Lista de broncodilatadores

Broncodilatadores são medicamentos usados ​​para relaxar a musculatura lisa ao redor das vias aéreas para "abrir" os pulmões. Eles podem aliviar o espasmo nesses músculos também. Este grupo de medicamentos é utilizado no tratamento da asma, doença pulmonar obstrutiva crónica, enfisema, bronquite e outras causas de broncospasmo. Eles podem ser administrados por inalador, nebulizador, pílulas orais ou injeção.

Albuterol

Albuterol é uma droga de ação curta comumente conhecida pelas marcas Ventolin ou Proventil. Começa a funcionar rapidamente, mas seus efeitos não são particularmente duradouros. Por causa dessas propriedades, muitas vezes é chamado de medicação de "resgate". Possíveis efeitos colaterais incluem nervosismo, tremores, aumento da freqüência cardíaca, tontura e dor de cabeça. Raramente, pode causar um broncoespasmo paradoxal e agravamento da condição que é usada para tratar. Albuterol tem aprovação do FDA para uso em pessoas com mais de 4 anos de idade.

Levalbuterol

Esta droga é muito semelhante ao albuterol em sua química e suas ações. É vendido como genérico ou pela marca Xopenex. Também é de curta duração. Este broncodilatador é inalado e está disponível em uma solução nebulizador ou em um inalador. Levalbuterol é aprovado para uso até a idade de 4.

Pirbuterol

Esta droga está relacionada com o Albuterol e Levalbuterol e tem propriedades semelhantes. Está disponível apenas como o nome da marca Maxair em um "autohaler", que é ativado pela respiração. Maxair não deve ser usado por crianças.

Salmeterol

Este medicamento, disponível sob a marca Serevent, é um broncodilatador de longa duração. Demora mais para ter efeito, mas dura mais do que os outros. Por esta razão, não deve ser usado em situações de "resgate". Ele vem em um inalador Diskus sozinho ou em combinação com outro medicamento. Aumento da freqüência cardíaca, tremor, nervosismo e dor de cabeça podem ocorrer. Aprovação para uso até a idade de 4 anos foi obtida.

Formoterol

Este broncodilatador é vendido sob a marca Foradil ou Perforomist. É também um remédio de ação prolongada. Ele vem em um inalador de pó seco ou em solução para uso em um nebulizador. Devido ao seu mecanismo de ação, esta droga pode causar tremores, um coração acelerado, insônia, tontura ou dores de cabeça. Uso em crianças a partir dos 5 anos de idade é aprovado pelo FDA.

Teofilina

Considerado um broncodilatador de longa duração, o Theophylline é tomado por via oral. As reações adversas possíveis são irritabilidade, indisposição estomacal, palpitações cardíacas ou distúrbios do ritmo cardíaco ou convulsões. Existem muitas interações medicamentosas para se preocupar. Uso em crianças até 6 semanas de idade é aprovado pelo FDA.

Aformoterol

Um medicamento nebulizado disponível sob a marca Brovana, Aformoterol é um broncodilatador de longa ação. Tem o mesmo perfil de efeito colateral discutido anteriormente para o Salmeterol e não é aprovado para crianças.

Ipratrópio

Um mecanismo de ação diferente diferencia o ipratrópio, embora ainda seja considerado um broncodilatador de curta duração. Está disponível em um inalador ou solução para nebulização. O ipratrópio é frequentemente utilizado em combinação com o albuterol. Possíveis efeitos colaterais incluem tosse, boca seca e visão turva. A aprovação do FDA vai para a idade de 12 anos.

Tiotrópio

O tiotrópio, vendido sob a marca Spiriva, é mais ativo do que o ipratrópio. Ele vem em cápsulas para uso em um dispositivo Handihaler. As reacções adversas mais frequentes incluem tosse e boca seca, embora seja possível um abrandamento do sistema de condução do coração. Uso em crianças não é aprovado pelo FDA.