casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Taxas de Digestão de Alimentos

Quando você consome alimentos, seu trato digestivo trabalha para quebrá-los em pedaços menores, tanto fisicamente, através de movimentos mecânicos, quanto quimicamente, usando enzimas digestivas. A quebra mecânica de diferentes substâncias alimentares ocorre em taxas relativamente consistentes em todo o tabuleiro, mas diferentes substâncias alimentares digerem quimicamente a taxas muito diferentes.

Macronutrientes

Quando você come comida, você toma em três tipos diferentes de macronutrientes. Um macronutriente é um tipo de substância química que fornece energia às suas células e que você precisa em grandes quantidades. As três categorias diferentes de macronutrientes são proteínas, carboidratos e gorduras. A maioria dos alimentos contém mais de um desses tipos de macronutrientes - um sanduíche, por exemplo, contém carboidrato de grãos, proteínas de recheios como carne ou queijo e gordura de vários recheios e condimentos.

Enzimas digestivas

Para poder absorver os componentes químicos dos alimentos na corrente sanguínea, seu sistema digestivo deve quebrar grandes moléculas de macronutrientes em seus constituintes menores. O trato digestivo secreta enzimas para conseguir isso, onde uma enzima é uma substância química que ajuda a reação ocorrer mais rápido do que seria de outra forma. Você segregou amilases para digerir carboidratos, lipases para digerir gorduras e proteases para digerir proteínas, explica Dr. Lauralee Sherwood em seu livro "Human Physiology" (Fisiologia Humana).

Secreção de Enzimas -

Alguma coisa afeta a taxa em que diferentes substâncias alimentares digeridas dependem da localização da secreção enzimática dentro do trato digestivo. Por exemplo, você começa a digerir carboidratos enquanto ainda mastiga sua comida. O Dr. Sherwood explica que a saliva contém amilase, o que significa que a quebra de carboidratos começa na boca e continua pelo resto do processo digestivo. Você começa a digerir proteínas no estômago e a digestão de proteínas continua no intestino delgado. Você não digere as gorduras até que elas atinjam o intestino delgado.

Geral O tempo leva menos tempo para digerir carboidrato. No momento em que o carboidrato alcança o intestino delgado, pelo menos parte do carboidrato é decomposto em moléculas constituintes, e o intestino pode absorvê-lo. O carboidrato restante digere e absorve rapidamente. Demora um pouco mais - às vezes uma hora ou duas - para digerir e absorver proteína, observa o Dr. Gary Thibodeau em seu livro "Anatomy and Physiology". A gordura leva mais tempo para digerir e absorver - muitas vezes várias horas.

Ramificações

Como os carboidratos são os tipos mais rápidos de digerir e absorver, eles fornecem a fonte mais imediata de energia. As gorduras, por outro lado, levam algum tempo para começar a fornecer energia para as células, mas elas podem ajudá-lo a se sentir satisfeito por muito mais tempo do que os carboidratos, já que permanecem no sistema por muito tempo. Por estas razões, os atletas costumam usar carboidratos - e às vezes um pouco de proteína - para abastecê-los durante eventos esportivos, e economizar alimentos que contenham gordura para reabastecer suas reservas de energia depois.