casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Bronquite e jogging

Bronquite é a inflamação dos brônquios, as pequenas estruturas que transportam o ar para os pulmões. A bronquite aguda é causada por uma infecção viral e menos freqüentemente por bactérias. A bronquite crônica, um tipo de doença pulmonar obstrutiva crônica, ocorre quando o paciente apresenta tosse produtiva a maior parte do dia por mais de três meses. Os sintomas incluem tosse, falta de ar, chiado no peito, dores no peito e fadiga. O exercício regular, incluindo jogging, é extremamente benéfico para aliviar os sintomas.

Nenhum tratamento está disponível para bronquite causada por um vírus, mas os pacientes podem ficar mais à vontade com muitos líquidos, descansar, tratar uma febre conforme necessário e usando um umidificador para abrir as vias aéreas. Antibióticos serão prescritos para bronquite bacteriana. Se você sofre de bronquite crônica e seus sintomas persistirem, seu médico pode prescrever um inalador para limpar seus pulmões. Se você é um fumante com bronquite crônica você experimentará sintomas mais intensos e deve considerar parar de fumar.

Jogging

Se você tem bronquite crônica, a corrida aumentará o consumo de oxigênio, diminuirá a intensidade dos sintomas, fortalecerá e tonificar os músculos, aumentar os níveis de energia, melhorar a falta de ar e diminuir o estresse, a tensão e a ansiedade causados pelo enfrentamento da doença. Correr regularmente também irá ajudá-lo a relaxar e descansar melhor. As vantagens do jogging serão particularmente benéficas se você combinar atividade física com exercícios de respiração, educação e aconselhamento.

Rotina de Exercícios

Converse com seu médico antes de iniciar seu programa de corrida. Determine se esta atividade é a recomendada para você e quantas vezes por semana você deve se exercitar. Comece a aquecer com atividades como alongamento para aumentar gradualmente o ritmo cardíaco e minimizar o risco de lesão muscular. Comece andando rapidamente e aumente lentamente sua intensidade de corrida. Converse com seu provedor sobre métodos para monitorar sua frequência cardíaca. Para a fase de resfriamento, diminua lentamente a intensidade do seu exercício antes de parar completamente. Respirar

Respirar corretamente enquanto corre irá maximizar a sua atividade pulmonar e aumentar a ingestão de oxigênio. Além disso, a respiração irá ajudá-lo a relaxar e liberar o estresse. Inspire pelo nariz enquanto mantém a boca fechada. Expire lentamente pelos lábios franzidos. Normalmente, as expirações devem ser mais longas que as inaladas. Se você sentir falta de ar, diminuir sua taxa de respiração e se concentrar na expiração. Se você não conseguir recuperar o fôlego e começar a tossir incessantemente durante a atividade, entre em contato com seu médico e considere retomar o exercício assim que os sintomas diminuírem.

, , ] ]