casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Há Perigos do Chá de Lótus?

O chá de lótus perfumado é uma bebida vietnamita servida durante as celebrações de Ano Novo do país, um feriado conhecido como Tet. Existem evidências científicas que sugerem que o lótus tem valor medicinal. No entanto, a pesquisa sobre seus benefícios e perigos para os seres humanos ainda está faltando, com informações muitas vezes decorrentes de cientistas observando os efeitos da planta em animais. Antes de beber chá de lótus, discutir os prós e contras com o seu médico.

Lotus Tea Usos Tradicionais

Uma mistura de chá de folhas de lótus e suco de folhas de lótus trata insolação na Ásia. Os produtores também adicionam folhas de lótus a outros chás para seus antioxidantes, que protegem as células contra danos causados ​​por moléculas chamadas radicais livres. Os autores Michio Kushi e Alex Jack, em “O Livro da Macrobiótica: O Modo Universal de Saúde, Felicidade e Paz” também dizem que o chá da raiz de lótus alivia a tosse quebrando o muco.

Interações Medicamentosas

O site de informações Drugs.com adverte contra o uso de produtos de lótus em conjunto com drogas para diabetes, colesterol alto, impotência, problemas cardíacos e transtornos psiquiátricos. O serviço on-line menciona o risco de reações adversas sem explicar como qualquer uma das combinações listadas pode afetar sua saúde.

Infertilidade possível

Em um estudo descrito no Drugs.com, um extrato de semente de lótus inibiu a produção de estrogênio e progesterona em camundongos, criando assim um efeito contraceptivo. Resta estudar se o chá anti-diarreia feito a partir das sementes de lótus tem o mesmo poder e se afeta as mulheres. Até que isso seja conhecido, qualquer pessoa que queira engravidar deve consultar seu médico para outros tratamentos para intestinos soltos.

Potencial hipotermia em

Em outro estudo apontado por Drugs.com, um extrato alcoólico de hastes de lótus administrado a ratos causou uma queda na temperatura normal do corpo. A mudança durou de três a seis horas, variando com a dose recebida pelos animais. Em humanos, a hipotermia - anormalmente baixa temperatura corporal - causa disfunção de múltiplos órgãos. Casos graves podem ser fatais. Em relação ao lótus, aos humanos e à hipotermia, a ciência ainda precisa elucidar se o corpo humano reage da mesma maneira que o rato se o animal bebe chá feito de haste de lótus. Também é importante determinar quão grave é a queda da temperatura e em que dose isso se torna problemático.