casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

12 aditivos alimentares perigosos

A menos que você coma apenas alimentos que saem diretamente de um jardim livre de pesticidas, há uma boa chance de você se deparar com aditivos alimentares. Os aditivos alimentares adicionam sabor, cor e prazo de validade aos alimentos, mas também podem ter efeitos negativos em seu corpo. Tire um tempo para se familiarizar com aditivos alimentares comuns, para que você saiba o que procurar e evitar ao fazer compras.

Glutamato de Sódio Mono (MSG)

MSG é um potenciador de sabor e conservante que é adicionado a muitos alimentos embalados e enlatados. De fato, ele é encontrado na maioria dos alimentos embalados, desde batatas fritas a sopas e carnes enlatadas, mas nem sempre é listado como MSG. Ele também pode ser disfarçado no rótulo como "aroma natural" ou "ácido glutâmico". De acordo com um relatório sobre o MSG pelo Centro de Medicina Avançada do Arizona, o MSG promove o crescimento e disseminação de células cancerígenas no corpo e também pode estar ligado à "morte súbita cardíaca". Em um estudo publicado na edição de fevereiro e março de 2008 do "Journal of Autoimmunity", pesquisadores afirmam que o MSG está ligado à obesidade e à inflamação no corpo, particularmente no fígado. Os pesquisadores também pedem que ele seja reavaliado como um aditivo alimentar, e sugeriu removê-lo da cadeia alimentar.

Acessulfame-K

Acessulfame-K é um adoçante artificial que era de uma só vez permitido em produtos sem açúcar. Segundo o Centro para a Ciência no Interesse Público, ou CSPI, agora é usado em refrigerantes e outros produtos, juntamente com a glicose. Estudos sobre os efeitos do acessulfame-K são misturados. Um estudo de julho de 2008 em "Medicina Preventiva" afirma que o uso de adoçantes artificiais durante um período de 10 anos estimulou o desenvolvimento de tumores do trato urinário, enquanto um relatório do "Programa Nacional de Toxicologia" de 2005 afirma especificamente que acessulfame-K não mostrou evidência de "cancer activity in rats.", 3, [[O CSPI afirma que pode ser potencialmente perigoso, e é um aditivo que deve ser evitado.

Hidroxianisol butilado ou BHA

O BHA é um conservante que retarda a taxa na qual as gorduras se tornam rançosas. É frequentemente encontrado em cereais, chips e produtos derivados de óleos vegetais. Quando o BHA foi testado em animais, descobriu-se que causava câncer no "estômago". Aqueles que argumentam sobre a segurança do BHA afirmam que os humanos não têm estômago, portanto, não devem ser considerados inseguros. A CSPI afirma que se uma substância foi encontrada para causar câncer em três espécies diferentes, neste caso ratos, hamsters e camundongos, então o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos a considera carcinogênica. A Food and Drug Administration ainda permite o uso de BHA como um aditivo, a partir de 2009.

Aspartame

O aspartame é um adoçante artificial conhecido, e é encontrado em muitas bebidas, refrigerantes, congelados , sobremesas sem açúcar, goma e como pacotes individuais. A edição de junho de 2009 do "Clinical Journal of Pain" lista o aspartame como um fator desencadeante de dores de cabeça por enxaqueca, observando que muitas pessoas são sensíveis a ele. O CSPI relata que o aspartame pode causar problemas neurológicos, como alucinações, e que o consumo do adoçante artificial, durante longos períodos de tempo, aumenta os riscos de câncer.

Cyclamate

O ciclamato é outro adoçante artificial, que o Estados Unidos proibidos devido ao seu potencial causador de câncer. Suspeita-se que o ciclamato possa realmente aumentar a atividade causadora de câncer de outras substâncias, em vez de causar câncer em si. De acordo com um relatório sobre o ciclamato do Elmhurst College em Illinois, ele ainda está aprovado para uso em mais de 55 países, então você pode se deparar com ciclamato em alimentos enquanto viaja.

Olestra

Olosta é um substituto de gordura que não tem calorias e não pode ser absorvido pelo sistema digestivo, então simplesmente passa por ele. É frequentemente usado em batatas fritas e no lugar de outras gorduras. Embora possa parecer um aditivo milagroso, o olestra geralmente afeta negativamente o sistema digestivo. Além de problemas digestivos, o CSPI relata que olestra pode interferir com a absorção do corpo de compostos importantes de plantas como a luteína, licopeno e beta-caroteno, todos os quais ajudam a proteger o corpo contra o câncer e doenças cardíacas. br>

As gorduras trans nos alimentos são óleo vegetal parcialmente hidrogenado e óleo vegetal hidrogenado. Encontrado frequentemente em margarina, donuts, geada, pipoca de microondas e inúmeros alimentos fritos. A edição de 15 de agosto de 2009 do "American Family Physician" afirma que as gorduras trans devem ser evitadas, uma vez que se sabe que elas desempenham um papel na doença cardíaca.

Galato de propilo

O galato de propilo é um conservante encontrado em óleos, bases de sopa, goma e produtos de carne. Funciona muito como o BHA, listado acima, e os dois conservantes são freqüentemente usados juntos. Assim como o BHA, o CSPI afirma que os estudos sobre os perigos do propil galato são mistos, mas há uma chance de que ele possa causar câncer e, portanto, deve ser evitado.

Bromato de Potássio

O bromato de potássio é um aditivo alimentar que melhora a ação da farinha. Seu uso foi proibido na maioria dos países, mas não nos Estados Unidos. Um relatório na edição de julho de 1990 da "Environmental Health Perspectives" afirma que o bromato de potássio é encontrado para promover o aparecimento de tumores no rim e na tireóide.

Sacarina

A sacarina é outro adoçante artificial, usado como pacotes individuais ou em refrigerantes. O CSPI afirma que, como outros adoçantes artificiais, foi encontrado para causar câncer no trato urinário e bexiga em roedores. Descobriu-se também que a sacarina causa câncer nos ovários, assim como em outros órgãos, e aumenta os efeitos causadores de câncer de outros compostos.

Nitritos e nitratos

Nitrito e nitrato de sódio são conservantes que aumentam a cor e sabor das carnes processadas. O CSPI relata que, embora não existam estudos definitivos mostrando que os nitratos e nitritos causam câncer, adicionar nitritos à comida como conservante pode realmente encorajar a formação de substâncias químicas que causam câncer dentro desse alimento, e eles listam o bacon frito como um exemplo principal. Nitrito de sódio e nitrato de sódio devem ser evitados, até que estudos futuros possam comprovar sua segurança.

Alimentos Coloridos

Corantes alimentares, como Azul # 1, Azul # 2, Amarelo # 6 e Vermelho # 3, são usado em inúmeros produtos alimentícios, como refrigerantes, assados e doces. O Centro para a Ciência no Interesse Público relata que todos os quatro corantes alimentares foram encontrados para conter propriedades causadoras de câncer.

, , ] ]