casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como calcular o INR

O tempo de protrombina é usado para medir a coagulação sanguínea em pacientes submetidos à terapia de anticoagulação (por exemplo, tratamento com varfarina). Resumidamente, o teste de laboratório de TP inclui a mistura de um reagente de tromboplastina comercialmente disponível com o plasma sanguíneo do paciente e a medição do tempo de coagulação da amostra (geralmente em 10 a 20 segundos). No entanto, o tempo de PT mostra grandes variações, dependendo de um tipo de reagente e instrumentação. Para padronizar os resultados do TP relatados, a Organização Mundial da Saúde introduziu o International Normalised Ratio (INR). INR = (PT /MNPT) ^ ISI. PT é o tempo de protrombina do paciente. MNPT é o tempo médio de protrombina normal. ISI é o Índice de Sensibilidade Internacional, determinado para cada lote de reagentes de tromboplastina por fabricantes.

Obtenha o PT do paciente nos registros ou em outro lugar. Exemplo: PT = 15,2 s.

Obter o tempo médio de protrombina normal (MNPT). Geralmente é relatado por um laboratório baseado em testes PT (com uma tromboplastina específica) em amostras de plasma sanguíneo de 20 a 30 pessoas aparentemente saudáveis. Por exemplo, Tripodi e co-autores (ver Referências, abaixo) relataram uma MNPT de 13,1 s para a neoplastina tromboplastina mais.

Obter o Índice Internacional de Sensibilidade (ISI) para a tromboplastina utilizada. Geralmente é especificado no certificado de reagente. Um exemplo de ISI para tromboplastina é 1.297.

Calcule a Razão Normalizada Internacional usando os números acima como exemplo. INR = (paciente PT /MNPT) ^ ISI = (15,2 s /13,1 s) ^ 1,297 = 1,213. Nota: INR normal deve estar entre 0,8 e 1,3 Valores baixos de INR (menos de 0,5) indicam alto risco de coágulo, enquanto valores altos (3 a 5) estão associados a risco de sangramento. >

Coisas Necessárias

Calculadora