casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sintomas de fratura por estresse no calcanhar

Atividades de alto impacto que exigem muita corrida e salto podem causar estresse excessivo no osso do calcanhar. Fraturas por estresse, ou rachaduras no osso, devem ser adequadamente tratadas, a fim de evitar uma ruptura mais grave ou outras complicações. É importante descansar a área e procurar atendimento médico assim que os sintomas de uma fratura por estresse no calcanhar ocorrer.

Dor

Inicialmente, a dor que ocorre com uma fratura por estresse no calcanhar pode não ser grave o suficiente para descontinuar a atividade que está sendo executada. Pode apenas sentir dor e ocorrer apenas durante as atividades de suporte de peso. O descanso geralmente melhora a dor. No entanto, se não for tratada, essa dor irá gradualmente piorar e será sentida mesmo em repouso, afirma a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos. A dor pode se tornar grave, mas muito localizada. O tratamento precoce pode levar a uma recuperação mais rápida. Um inchaço ou movimentos repetitivos de pancada no osso do calcanhar podem levar a uma fratura por estresse. Antes que uma fratura por estresse possa ser detectada nos raios X, a área do calcanhar pode ficar inchada e ficar quente ao toque, afirma a Academia Americana de Médicos de Família. Se a fratura por estresse for pequena, o repouso e a imobilização da área podem ser tudo o que é necessário. Para fraturas maiores, a cirurgia pode ser necessária para reparar o osso.

Contusão

Se hematomas aparecem ao redor da área do calcanhar, então a fratura por estresse pode ser grave. Os hematomas geralmente envolvem apenas uma pequena área do tamanho de um dólar de prata. No entanto, na maioria dos casos, no momento em que a pele fica descolorida, a fratura por estresse pode ter progredido para uma quebra mais significativa no osso do calcanhar versus apenas uma pequena fissura.