casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Andar de bicicleta e fascite plantar

Fascite plantar é uma lesão comum em atletas, especialmente corredores. Se você sofre de fascite plantar, isso não significa necessariamente que você deve parar de andar de bicicleta. É importante, no entanto, identificar a causa da dor antes de continuar seu regime de exercícios. Continuar a se exercitar enquanto os sintomas ainda estão presentes pode levar à inflamação crônica e a um tempo de recuperação mais longo. Na maioria dos casos, com um pouco de descanso e tratamento adequado, os atletas ficarão de pé novamente em pouco tempo.

Quando a fáscia plantar ou o tecido espesso na parte inferior do pé que se conecta o calcanhar até os dedos dos pés fica sobrecarregado, fica inflamado. Esta condição é conhecida como fascite plantar. Esta inflamação dificulta a caminhada e realiza certos movimentos do pé. Pode ser causado por calçados com pouco suporte; ganho de peso repentino; Corrida de longa distância, especialmente em declives ou em superfícies irregulares; ou um tendão de Aquiles apertado. As pessoas cujos pés têm um arco alto ou são de pés chatos também são propensas a fascite plantar. Os ciclistas que largam os calcanhares excessivamente ou que colocam excesso de pressão nos pés quando estão em pé também correm riscos.

Sintomas

Dor e rigidez na parte inferior do calcanhar são sintomas comuns da fascite plantar. A dor pode ser aguda ou monótona e geralmente é a pior coisa pela manhã. Subir escadas e passar muito tempo em pé também é doloroso e pode ser acompanhado por inchaço, vermelhidão ou sensibilidade do calcanhar. A dor pode se desenvolver rapidamente após o início de uma atividade ou levar mais tempo para se desenvolver.

Cessar a atividade que causa dor e gelo na área ou mergulhar o pé afetado em um balde de água gelada e depois suavemente massageie o arco. Você também pode manter o arco solto rolando-o em uma bola de tênis. Também tome um anti-inflamatório analgésico de venda livre e mantenha o pé elevado no início. Trabalhe em soltar os músculos da panturrilha e o tendão de Aquiles com alongamentos diários. Se os sintomas ainda persistirem após duas semanas, chame seu médico.

Outras considerações

É importante que os atletas usem sapatos que sustentem o arco e tenham inclinação suficiente na ponta do pé. Isto também é verdade para os ciclistas. Os ciclistas devem usar sapatos rígidos para apoiar o arco e considerar a adição de pés se tiverem arcos altos ou pés chatos. Os corredores devem fazer o mesmo e, muitas vezes, encontrarão alívio enquanto estiverem se recuperando da fascite plantar, porque é uma atividade de baixo impacto. Tanto ciclistas quanto corredores com dor no pé devem pedalar em marcha lenta em alta cadência, para evitar irritar o pé.