casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Jogging & Sore Tornozelos

A dor no tornozelo do jogging pode variar de leve a grave e é causada por uma variedade de fatores e condições, alguns que exigem a atenção de um médico. Porque dor nos tornozelos pode ser debilitante, é importante entender por que isso pode ocorrer e como ele pode ser tratado e evitado.

Sintomas

Você pode sentir dor na parte interna do tornozelo, na fora do tornozelo ou ao redor do tendão de Aquiles, que une o osso do calcanhar aos músculos da perna. A dor pode ser acompanhada por sintomas adicionais, como inflamação, dor, descoloração da pele e inflamação. Você também pode notar perda de mobilidade e passar por dificuldades ao caminhar.

Causas

A dor no tornozelo pode ser desenvolvida se você não amarrar o cadarço com força suficiente ou usar calçados inadequados que permitam que seus pés deslizem em torno de seus sapatos quando correndo. O uso excessivo dos músculos, ligamentos e tendões em sua área do tornozelo com jogging excessivo ou por não fazer intervalos apropriados entre os treinos pode provocar dor no tornozelo. Além disso, você pode torcer o tornozelo durante a execução, resultando em entorse, lesão muscular ou fratura óssea. Algumas condições médicas, como gota e artrite reumatóide, podem desencadear dores no tornozelo durante a corrida.

Tratamentos e Prevenção

Descanse os tornozelos e evite correr até que a dor desapareça. Mantenha um bloco de gelo na área dolorida para ajudar a reduzir a dor e a inflamação. Enrole os tornozelos com uma atadura elástica para ajudar a imobilizar e apoiar o tornozelo. Use calçados de apoio projetados especificamente para corrida. Eles devem ter suporte de arco adequado para manter seus pés de rolar para dentro. Amarrar seus cadarços com força para que seus pés não se movam em seus sapatos.

Avisos

Não ignore a dor no tornozelo durante ou após a corrida. Se não for tratada, a dor pode piorar e levar a lesões adicionais. Procure atendimento médico se a dor no tornozelo durar mais do que quatro dias, se for grave ou se você não puder colocar peso em todos os seus pés. Além disso, vá para a sala de emergência se a dor for acompanhada por febre, inchaço extremo, hematomas ou tendão ou osso exposto. Estes podem ser sintomas de uma lesão grave ou infecção.