casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Ervas ayurvédicas para aliviar o zumbido

O zumbido - um zumbido ou zumbido nos ouvidos - é um sintoma de perda auditiva, dano auditivo ou um problema circulatório. A medicina ayurvédica indiana vê o zumbido como uma perturbação da energia vata, que está localizada na cabeça e regula o sistema nervoso, incluindo a função cerebral e a inalação da respiração. Como um distúrbio de vata, o zumbido pode ser complicado pela ansiedade, insônia e medo, então tratamentos ayurvédicos também podem incluir ervas para equilibrar vata e restaurar a harmonia mental. Consulte um fitoterapeuta, especialista em medicina ayurvédica ou outro profissional de saúde antes de iniciar o tratamento com ervas.

Sweet Flag, ou Acorus calamus, é uma planta de zonas húmidas com folhas aromáticas nativas da Índia, onde é conhecido como vacha. O ingrediente ativo é um óleo essencial contendo terpenóides potentes. Tradicionalmente, a planta está associada à energia vata e acredita-se que fortaleça o sistema nervoso. É usado para melhorar a memória e tratar vários distúrbios mentais, como a epilepsia. Como um remédio ayurvédico para o zumbido, o extrato de raiz de bandeira doce combinado com óleo de gergelim é aplicado nasalmente porque o nariz fornece um caminho direto para o cérebro e sistema nervoso central. Em um artigo publicado no Jornal de Protocolo de Medicina Botânica, Alakananda Devi, diretor da Alandi Ayurvedic Clinic, recomenda este tratamento, conhecido como vacha oil nasya, porque evita efeitos colaterais gastrointestinais que podem ocorrer se a bandeira doce for consumida oralmente. Os estudos científicos são necessários para testar e confirmar o uso tradicional de bandeira doce para o zumbido.

Sarasvati Churna

Sarasvati churna é uma fórmula ayurvédica para o zumbido que contém ashwagandha, ou Withania somnifera; bandeira doce, ou Acorus calamus; ervilha borboleta ou Clitoria ternatea; alcaravia, ou Trachyspermum ammi; cominho, ou Cuminum cyminum; e moonseed heartleaf, ou Tinospora cordifolia. Juntas, essas ervas têm uma gama de ações relacionadas à energia vata. A raiz Ashwagandha tem uma longa história de uso como estimulante respiratório, estimulante da memória e tônico do sistema nervoso, de acordo com M. Daniel em seu livro de 2006, Plantas Medicinais: Química e Propriedades. A ervilha borboleta melhora a memória e a capacidade de aprendizagem em animais de teste. de acordo com um estudo de KS Rai, et al, publicado na edição de dezembro de 2002 da Fitoterapia. Alcaravia e cominho aliviam o sistema digestivo, o beleric é uma erva rejuvenescedora, e o moonlead ajuda a memória, de acordo com Daniel, e estimula o sistema imunológico, de acordo com um estudo de SS Singh et al publicado na edição de 2003 do Indian Journal. de farmacologia. Devi recomenda sarasvati churna para pacientes com zumbido, exceto durante a gravidez ou se os pacientes tiverem úlceras ou outros distúrbios hemorrágicos. Estudos científicos são necessários para testar a fórmula e validar seu uso tradicional para o zumbido.

Sesame

Sésamo, ou Sesamum indicum, é uma planta anual nativa da Índia, mas é cultivada em todo o mundo por seu óleo de semente. . O óleo contém proteínas, mucilagem, fenóis e ácidos graxos, e possui propriedades laxativas e demulcentes. A medicina ayurvédica vê sementes de gergelim e óleo como especificamente úteis para desordens relacionadas a vata. Holistic-online recomenda comer as sementes para tratar o zumbido ou esfregar o óleo quente por trás da orelha. Devi recomenda o óleo quente como massagem para pés e couro cabeludo, e usá-lo como óleo base para o tratamento nasal de bandeira doce. Ela também diz que o ouvido de óleo de gergelim cai calma vata nos ouvidos. Estudos são necessários para confirmar esses usos tradicionais do gergelim para o zumbido.