casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Distúrbios do esôfago e estômago

O esôfago serve principalmente para passar comida para o estômago, que quebra a comida. Para fazer isso, o estômago secreta ácido, produz um lubrificante para se proteger do ácido, mata as bactérias, inicia o processo de digestão das proteínas e segrega uma substância que é necessária para que você absorva a vitamina B12. No entanto, o esôfago e estômago são suscetíveis a vários distúrbios. Acalasia A acalasia é um distúrbio do esôfago. Há um esfíncter esofágico inferior, que é um músculo, onde o esôfago se encontra com o estômago. Na acalasia, esse esfíncter não relaxa o suficiente, há menos nervos do que o normal e não há peristaltismo nos dois terços inferiores do esôfago. (Peristaltismo é o movimento de contração e relaxamento do esôfago que empurra a comida.) Como resultado, alimentos e bebidas não passam do esôfago para o estômago como deveriam. A maioria das pessoas terá gradualmente problemas para comer e beber. Porque o esfíncter não relaxa, a forma do esôfago é deformada e em um raio X se parece com o bico de um pássaro.

Síndrome de Boerhaave

Esta é uma perfuração, ou ruptura, que envolve todo o esôfago. camadas do esôfago. De acordo com Moss Mendelson, MD, Professor Associado da Escola de Medicina da Virgínia Oriental em "Medicina de Emergência de Tintinalli", é por causa de um súbito aumento de pressão dentro do esôfago. A síndrome de Boerhaave ocorre na maioria das vezes devido ao vômito excessivo e forte, geralmente após um grande consumo de álcool.

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

O esfíncter esofágico inferior causa DRGE quando está muito relaxado, porque isso não impede que o conteúdo do estômago reflua de volta para o esôfago. Michael DiMarino, MD, professor assistente clínico de medicina na Thomas Jefferson University, escreve no “The Merck Manual para Profissionais de Saúde”, que cafeína, cigarros, alimentos gordurosos, álcool, refrigerantes e obesidade podem contribuir para a DRGE. Os sintomas podem incluir azia, laringite, dificuldade para engolir e tossir.

Hérnia Hiatal

Uma hérnia hiatal é um distúrbio no qual parte do estômago se hernia através de uma abertura no diafragma e entra no tórax. (O diafragma é um músculo que separa o abdome do tórax. Ele tem aberturas para permitir a passagem de certas estruturas.) Existem dois tipos de hérnias hiatais: uma hérnia hiatal deslizante e uma hérnia hiatal paraesofágica. No tipo deslizante, a junção gastroesofágica (onde o esôfago se encontra com o estômago) entra no tórax juntamente com parte do estômago. No tipo paraesofágico, a junção gastroesofágica fica abaixo do diafragma a que pertence, mas parte do estômago sobe para o tórax. Pessoas com hérnia de hiato deslizante também podem ter DRGE.

Síndrome de Zollinger-Ellison

Kenneth McQuaid, MD, professor de medicina clínica na Universidade da Califórnia em São Francisco, explica em “Current Medical Diagnosis & Tratamento ”que esta desordem é causada por um tumor que segrega gastrina, um hormônio que estimula a liberação de ácido clorídrico pelo estômago. A liberação do tumor de gastrina é descontrolada. Isso leva a altos níveis de ácido clorídrico, o que causa úlcera péptica. O tumor em si é geralmente no intestino delgado ou no pâncreas.

Gastrite erosiva

A gastrite erosiva é a inflamação do estômago. De acordo com Sidney Cohen, MD, professor de medicina no Hospital Universitário Thomas Jefferson, em “O Manual Merck para Profissionais de Saúde”, é geralmente causado por estresse, álcool e drogas antiinflamatórias não esteroidais (AINEs). Na maioria das vezes, não há sintomas. Quando as pessoas têm sintomas, elas podem incluir dor e uma pequena quantidade de vômito com sangue.