casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Alimentos contendo silimarina

A silimarina é um flavonóide e parte da família de fitonutrientes, que é um grupo de compostos encontrados em plantas que apresentam propriedades antioxidantes. Silymarin na verdade consiste de três fortes antioxidantes químicos chamados silibina, silidianina e silicristina. A silimarina é mais concentrada na planta do cardo de leite, de onde é extraída, mas também pode ser encontrada em alguns alimentos comuns em quantidades muito menores. A silimarina é geralmente considerada segura e não tóxica se consumida em alimentos, ervas e especiarias, mas consulte o seu médico antes de tomar extratos concentrados de silimarina.

Propriedades de Silymarin

Silymarin, também chamado Flavobion ou Legalon, é um poderoso antioxidante que parece beneficiar mais o seu fígado. De acordo com o “Natural Standard Herb & Referência suplementar: Revisões clínicas baseadas em evidências ”, estudos em animais demonstraram que a silimarina ajuda a reparar o tecido hepático danificado, equilibra enzimas hepáticas, melhora a função hepática e tem um efeito protetor no fígado ao impedir que as toxinas penetrem nas membranas celulares hepáticas. Como tal, a silimarina é comercializada em alguns países, particularmente nas Filipinas, sob o nome Liveraide, como um suplemento de ervas para o fígado. Alegações anedóticas sugerem que pode ajudar pessoas com algumas doenças do fígado, embora seja improvável que seja útil com cirrose hepática avançada ou câncer. A silimarina também foi identificada como um potencial preventivo de câncer, especialmente cânceres de pele e de cólon, mas são necessárias mais pesquisas para entender melhor os mecanismos.

Cardo de Leite

Cardo de leite, ou Silybum marianum, é a fonte mais rica de silimarina. De fato, silimarina é freqüentemente chamada extrato de cardo de leite porque suas sementes contêm cerca de 70% do fitonutriente de acordo com a “Enciclopédia da Medicina Natural”. Outras partes da planta do cardo, como os brotos e caules, também contêm silimarina, mas as sementes são a forma mais concentrada.O cardo de leite é nativo de países que fazem fronteira com o Mediterrâneo, onde ainda é pensado como uma planta medicinal.Na América do Norte, o cardo de leite é muitas vezes considerado como uma erva daninha e alvo de pesticidas.Silmarin é encontrado na maioria das plantas da família de cardo.

Alcachofras selvagens

Alcachofras selvagens são membros da família do cardo e contêm quantidades decentes de silimarina. A silimarina é responsável pelo comportamento antioxidante das alcachofras e explica por que é a comida que pode proteger contra os efeitos nocivos dos radicais livres As alcachofras de Jerusalém não contêm silimarina porque não são membros da família do cardo, apesar de seu nome sugestivo.

Outros alimentos As sementes e folhas de raiz de cúrcuma e coentro também contêm silimarina. Açafrão é muitas vezes moído em um pó amarelo e usado como tempero em pratos de curry. Folhas de coentro, também chamado de coentro, são um aditivo comum em pratos tailandeses e mexicanos. Segundo o "Herbalismo Médico", de David Hoffman, outros alimentos que contêm vestígios de silimarina incluem uvas de pele escura, folhas de beterraba, cohosh preto, amendoim, levedo de cerveja e a maioria das bagas. A silimarina também pode ser consumida diretamente como um extrato derivado de sementes de cardo de leite.