casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sinais de alerta precoce e sintomas de câncer de fígado

Infelizmente, a maioria das pessoas com câncer de fígado não terá nenhum sintoma durante os estágios iniciais da doença, e as pessoas podem não perceber que têm câncer de fígado até que o tumor se torne grande e difícil de tratar. Isso ocorre porque muitos dos sintomas do câncer de fígado são comuns a outras doenças. Os sintomas incluem inchaço abdominal e dor, icterícia, fadiga, perda de peso inexplicável, náuseas e falta de apetite.

Inchaço abdominal e dor

O fígado está do lado direito do corpo sob as costelas. Inchaço abdominal e dor podem ser causados ​​por inchaço do fígado e acúmulo de líquido na cavidade abdominal. Normalmente, não é possível sentir seu fígado, mas se uma pessoa tem câncer de fígado, o fígado pode ficar aumentado e inchar. Um médico pode detectar um fígado aumentado tocando a área. O acúmulo de líquido na cavidade abdominal ocorre porque o tumor faz com que a pressão aumente nos vasos sanguíneos que passam pelo fígado. O aumento da pressão pode resultar em vazamento de fluido a partir dos vasos. Sintomas Às vezes, os tumores do fígado começam a crescer nos ductos biliares e bloquear a bile de ser drenado do fígado. Como a bílis não pode drenar adequadamente, ela pode causar a pele de uma pessoa e o branco dos olhos a desenvolver uma tonalidade amarelada, uma condição chamada icterícia. Ductos biliares bloqueados também podem causar urina escura, porque a bile deve ser excretada pelos rins e fezes pálidas, porque a bile não está sendo excretada da maneira usual, com as fezes. Outros sintomas devido a alterações hormonais Câncer de fígado pode causar alterações nos níveis de substâncias químicas e células no sangue e resultar em sintomas que afetam todo o corpo. Muitas vezes essas alterações podem ser detectadas em um exame de sangue antes que o tumor seja diagnosticado. As pessoas com câncer de fígado podem ter níveis baixos de açúcar no sangue, níveis elevados de cálcio no sangue, colesterol alto e um elevado número de glóbulos vermelhos. Essas alterações no sangue podem causar constipação, náusea, fadiga ou diarréia grave.

Grupos e sintomas de alto risco

Pessoas com certos problemas no fígado, como cirrose hepática ou infecções por hepatite B ou C muitas vezes têm muitos dos sintomas do câncer de fígado. Essas pessoas também correm um risco maior de desenvolver câncer de fígado, o que torna o diagnóstico especialmente desafiador, já que elas podem não notar novos sintomas no início da doença. Se você estiver nesses grupos de alto risco e notar uma nova dor, um fígado inchado, febre ou perda de peso, consulte seu médico.