casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sulfameth /efeitos colaterais Trimethoprim

Sulfametoxazol e trimetoprima são dois antibióticos diferentes, por vezes referidos como cotrimoxazol. Esses antibióticos matam bactérias usando mecanismos diferentes e são freqüentemente prescritos juntos porque são muito mais poderosos quando usados ​​em combinação. As razões mais comuns para prescrever esses antibióticos são infecções de ouvido, diarréia do viajante, bronquite, infecções urinárias e certos tipos de pneumonia.

Efeitos colaterais leves Como o sulfametoxazoma e o trimetoprim são antibióticos, eles tendem a causar efeitos colaterais. Alguns destes efeitos adversos incluem inchaço doloroso da língua, insônia e dor nas articulações. Alguns pacientes também apresentam problemas nas orelhas, que incluem uma sensação de zumbido nos ouvidos ou anormalidades que causam tontura ou sensação de fiação. Estes efeitos secundários não são considerados graves ou potencialmente fatais, pelo que deve continuar a tomar sulfametoxazoma e trimetoprima, a menos que se tornem insuportáveis.

Efeitos secundários alérgicos

Porque ambos os antibióticos provêm de fora do corpo existe o potencial de que um ou ambos os sulfametoxazol e trimetoprima possam causar uma reação alérgica (especialmente para sulfametoxazol, porque é conhecida como uma droga "sulfa", que é uma classe de drogas para a qual muitas pessoas são alérgicas). Os sintomas de uma reação alérgica incluem o desenvolvimento de uma erupção cutânea ou urticária, bem como prurido (comichão na pele). Outros pacientes podem apresentar inchaço dos pés, mãos, língua, lábios ou face. Em casos graves, os pacientes podem apresentar dificuldade para engolir ou respirar, além de aperto no peito e rouquidão. Se você tiver algum sintoma de uma reação alérgica, pare de tomar sulfametoxazol /trimetoprima imediatamente e entre em contato com seu médico.

Efeitos colaterais sérios

Embora seja raro, em alguns casos sulfametoxazol e trimetoprima podem causar sérios efeitos colaterais que são fatais muitas vezes desencadeando uma reação específica chamada síndrome de Stevens-Johnson ou causando sérios danos à pele e ao fígado. Os sintomas destes efeitos adversos podem incluir uma erupção cutânea, especialmente se a erupção das bolhas e é combinada com uma dor de cabeça e dor de garganta. Outros efeitos colaterais graves incluem palidez acentuada da pele, além de hematomas e hemorragias fáceis (indicativos de danos no fígado) e diarreia com sangue ou água. Alguns pacientes também desenvolvem alucinações, paranóia ou agitação intensa. Contacte o seu médico imediatamente se tiver algum destes efeitos secundários.