casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais Ervas Naturais Ajudam a Focar?

Aqueles que buscam aumentar sua concentração ou concentração mental devem procurar certas ervas naturais. Enquanto nenhuma erva é clinicamente comprovada para dar-lhe um estado mental mais claro, há alguns que estão mostrando promessa. Antes de iniciar qualquer tratamento com ervas ou remédio, por favor, verifique com seu médico primeiro.

Rosemary

Rosemary é principalmente um tempero de cozinha, mas também é usado para suporte circulatório, dores musculares e para a melhoria da memória. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, alecrim é usado na aromaterapia para aumentar os níveis de concentração. Existe algum risco de alergia e potenciais efeitos colaterais podem ser vômitos, espasmos, aborto espontâneo, edema pulmonar e coma.

Ginseng

O ginseng tem sido um remédio tradicional chinês há milhares de anos. Testes clínicos mostraram eficácia promissora para níveis elevados de açúcar no sangue, aumento do sistema imunológico e condições cardíacas, de acordo com o Medline Plus. Também reduz a oxidação do tecido cerebral, levando a uma melhor clareza mental e foco. Há um risco de alergia e efeitos colaterais potenciais incluem ritmo cardíaco acelerado, febre, dor de cabeça, tontura, dor no peito e azia.

Ginkgo

Ginkgo é uma erva americana mais vendida, segundo o Medline Plus, e está sendo clinicamente testado para seu uso na função mental e na insuficiência cerebral. Está mostrando promessa na insuficiência cerebral, uma condição que tem pouca concentração e confusão como sintomas. Mais testes são necessários sobre a sua eficácia para a deficiência de memória devido à idade, dislexia, desempenho mental e outras funções cerebrais. Há um risco de alergia, além de possíveis efeitos colaterais de hemorragias nasais, problemas intestinais, náuseas e dores de cabeça.

Gotu kola

Gotu kola tem a planta e folha usada em remédios fitoterápicos tanto internamente e topicamente. Trata hipertensão, perda de memória, insuficiência venosa, feridas, cicatrizes e queimaduras. De acordo com o Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering, ele pode interferir nas drogas para baixar o colesterol e ter os potenciais efeitos colaterais da cefaleia, dermatite de contato e fotossensibilização. Quantidades elevadas podem resultar em toxicidade, cujos sintomas incluem hiperglicemia, sedação e hiperlipidemia.