casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os tratamentos para as bactérias Serratia?

Serratia marcescens é uma bactéria comum que pode causar uma série de infecções oportunistas graves em pacientes hospitalizados. Os pacientes equipados com cateteres são especialmente suscetíveis a esse tipo de infecção bacteriana, assim como os recém-nascidos e lactentes. Felizmente, existem maneiras eficazes para tratar infecções por Serratia, e para evitá-los completamente.

Infecções por Serratia

Normalmente, Serratia marcescens provoca infecções genéricas em locais da ferida, bem como o trato urinário, sistema respiratório e olhos . Para uma infecção do trato urinário, os sintomas podem incluir coceira, secreção e dor nos rins. Os sintomas de infecção respiratória incluem dor de garganta e congestão nasal e no peito. Serratia marcescens também pode causar infecções mais perigosas se não for tratada. Em sua forma mais grave, Serratia marcescens pode causar pneumonia, meningite, artrite e outras doenças graves.

Como com a maioria dos tipos de infecção bacteriana, o principal tratamento para Serratia marcescens é antibióticos. E como muitas cepas bacterianas, Serratia marcescens é resistente a certos tipos de antibióticos. Tomar a medicação correta é, naturalmente, a chave para a saúde.

Em agosto de 2010, Serratia marcescens é resistente à ampicilina, macrolídeos e cefalosporinas de primeira geração. De acordo com a eMedicine, o tratamento preferido para Serratia marcescens é um aminoglicosídeo, como a amicacina, juntamente com um beta-lactâmico antipseudomonal, como cefpiroma. Outros antibióticos eficazes incluem gentamicina, quinolonas e as novas cefalosporinas. No entanto, estudos recentes mostram que Serratia marcescens está começando a mostrar resistência à gentamicina, de modo que as últimas drogas podem revelar-se mais eficazes na eliminação da infecção.

Em alguns casos, a infecção por Serratia pode causar abscessos, que são inflamados, áreas preenchidas que ocorrem em um local de infecção (por exemplo, o pulmão). Abscessos resultantes de Serratia podem exigir drenagem cirúrgica, além de tratamento com antibióticos.

Prevenção

Serratia marcescens é encontrado em quase toda parte na natureza, mas prefere condições úmidas. Por esta razão, é frequentemente encontrado em casas de banho, onde se pensa que causa a película cor-de-rosa por vezes encontrada em duches e lavatórios.

Para prevenir infecções por Serratia, vestuário de protecção, lavagem das mãos e esterilização adequada de instrumentos médicos - especialmente aparelhos respiratórios e cateteres - são essenciais. Manter um ambiente de banheiro limpo também é importante.