casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Bactérias que causam infecções do trato urinário

De acordo com Maxwell Meng, MD, Professor Associado da Universidade da Califórnia em “Current Medical Diagnosis & Tratamento ”, é bastante comum os médicos verem infecções do trato urinário. Assim, os estudantes de medicina encontraram uma maneira fácil de lembrar as principais bactérias que os causam. Eles fazem isso memorizando a frase “SEEKS PP”. Cada letra representa o nome de uma bactéria.

Staphylococcus Saprophyticus

Os microbiologistas podem classificar bactérias usando um processo de coloração chamado coloração de grama. S. saprophyticus é chamado gram-positivo, porque mantém a primeira mancha usada durante o processo de coloração. Também é cocci ou tem uma forma redonda. Em "Revisão de Microbiologia Médica e Imunologia", Warren Levinson, MD, Ph.D., Professor de Microbiologia da Universidade da Califórnia, escreve que esta bactéria continua a ser a segunda causa mais comum de infecções do trato urinário (ITU) em mulheres jovens. br> Escherichia Coli

E. coli é uma vareta gram negativa porque não mantém a primeira mancha no processo de coloração. Tem uma forma de vareta. Esta bactéria prova a causa mais comum de ITUs. Ela vive no intestino grosso, mas como a uretra está próxima ao ânus, ela pode atingir a uretra. De lá, ele irá ascender até a bexiga, causar uma infecção lá e continuar migrando para cima. As mulheres se mostram mais suscetíveis que os homens porque sua uretra é muito mais curta. A uretra feminina é de 1 a 2 centímetros de comprimento. Uma uretra masculina é de 7 a 8 polegadas. Assim, a E. coli tem uma distância menor para viajar na uretra feminina.

Enterobacter

Também estão listados bastonetes gram-negativos, várias espécies de Enterobacter existem, mas E. aerogenes e E. cloacae causam a maior parte do infecções. Thomas Russo, MD, professor de Medicina e Microbiologia da Universidade Estadual de Nova York, escreve em “Princípios de Medicina Interna de Harrison”, que a maioria das ITUs causadas por Enterobacter vêm de cateteres contaminados.

Klebsiella

Dr. Burke Cunha, professor de medicina na Escola de Medicina da Universidade Estadual de Nova York, em “O Manual Merck para Profissionais de Saúde”, Klebsiella compartilha semelhanças com o Enterobacter. Esta haste gram-negativa e a maioria das ITUs que ela causa também resultam de cateteres contaminados.

Serratia

Dr. Levinson escreve em "Revisão de Microbiologia Médica e Imunologia", que esta bactéria da haste gram-negativa existe na água, no solo e no intestino grosso. As infecções do trato urinário que ocorrem devido a infecções por Serratia geralmente resultam de procedimentos no trato urinário realizados no hospital. Proteus

Proteus é uma bactéria da haste gram-negativa encontrada na água, no solo e no intestino grosso. Em "Revisão de Microbiologia Médica e Imunologia", o Dr. Levinson explica que Proteus causa UTIs da mesma forma que E. coli faz. Mas Proteus também prova uma bactéria muito móvel, o que ajuda a ascender o trato urinário. Além disso, tem uma enzima chamada urease. A enzima torna a urina menos ácida. Esse tipo de ambiente se mostra mais favorável ao Proteus e também leva à formação de cálculos renais.

Pseudomonas

Esse bastonete Gram-negativo pode causar infecções em pessoas que têm um sistema imunológico debilitado. Uma das infecções que ela causa ocorre por causa de uma infecção urinária contaminando um cateter. Mas uma vez que causa a infecção, ela entra na corrente sanguínea e se espalha para a pele. , , ] ]