casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais da inalação de gás de esgoto

O gás de esgoto se forma quando os resíduos sólidos de seres humanos e animais se decompõem. O gás contém amônia, metano e sulfeto de hidrogênio, todos eles tóxicos quando inalados em altas concentrações. As pessoas podem morrer por asfixia quando expostas a concentrações muito altas de gás de esgoto. Efeitos mais comuns incluem irritação nos olhos, náuseas e dificuldades respiratórias.

Quem está em risco?

Trabalhadores de saneamento e agricultores que trabalham dentro e ao redor de instalações de armazenamento de resíduos animais e tanques têm os maiores riscos de encontrar concentrações perigosas de esgoto gás. Outros podem ficar expostos ao gás de esgoto se os esgotos dos seus sanitários secarem ou se os respiradouros instalados nos edifícios para dissiparem o gás ficarem entupidos ou forem instalados incorretamente.

Exposições em casa ou no escritório a níveis tóxicos de gás de esgoto ocorrem raramente , mas você deve ter cheiros nocivos persistentes em banheiros investigados por profissionais de encanamento treinados.

Desconforto Quando as concentrações de gás de esgoto no ar normal atingem 0,0005 partes por milhão, elas podem ser detectadas como um cheiro de ovos podres ou queima de produtos químicos. Em 0,01 ppm de gás de esgoto, o gás causará náuseas e desconforto ocular. Doença Também

Também em 0,01 ppm de gás de esgoto, as pessoas podem começar a mostrar sinais de doença física e mental. Dores de cabeça, aumento da freqüência cardíaca e perda de coordenação muscular (ataxia) podem se instalar. Quando as concentrações atingem 20 ppm, as pessoas podem exibir perda de memória, perder o apetite e ficar irritadas.

Bactérias, vírus e fungos também viajar pelo ar a partir de esgoto bruto. Esses agentes patogênicos tendem a morrer rapidamente na atmosfera, mas ainda podem infectar pessoas que inalam o gás de esgoto.

O esgotamento do oxigênio

O nitrogênio na amônia e no metano, assim como o hidrogênio no sulfeto de hidrogênio, podem substituir rapidamente o oxigênio nos pulmões e nas correntes sanguíneas daqueles expostos ao gás de esgoto. Os sintomas da asma, como espasmos brônquicos, começam a ocorrer em concentrações de gás de 5 ppm. Sofrimento respiratório e perda de consciência se instalam a 500 ppm. Concentrações maiores do que 700 ppm podem ser fatais.

. A exposição a concentrações de sulfeto de hidrogênio de 500 ppm ou mais tem sido associada a dores de cabeça crônicas, períodos curtos de atenção, problemas de memória e diminuição da função motora.