casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Anticoagulante Medicação Contra-indicações

Medicações anticoagulantes são usadas para prevenir a coagulação do sangue. Fora do hospital, os anticoagulantes mais comumente usados são a warfarina (Coumadin), que pode ser tomada por via oral, e um grupo de medicamentos chamados heparinas de baixo peso molecular (HBPM), dos quais a enoxaparina (Lovenox) é um exemplo comum. As LMWHs devem ser dadas por injeção, mas requer menos monitoramento do que a varfarina. O principal efeito colateral dos anticoagulantes é o sangramento. Para a varfarina, este risco é reduzido ajustando-se cuidadosamente a dose, com base nos resultados de análises sanguíneas frequentes. Para cada paciente, o risco de sangramento deve ser pesado contra o risco de coágulos sanguíneos, que podem ser fatais, para determinar se a terapia anticoagulante é apropriada. Embora existam poucas contraindicações absolutas à terapia anticoagulante, algumas condições podem predispor o paciente a riscos que superam os benefícios e, portanto, são considerados contra-indicações relativas. Contra-indicações relativas devem ser consideradas individualmente para garantir que os benefícios da terapia superem os riscos.

Sangramento de Tendências

Hemorragia ativa, especialmente de fontes internas, como úlcera de estômago ou hemorragia cerebrovascular ( acidente vascular cerebral hemorrágico) é uma contra-indicação absoluta à terapia anticoagulante. A terapia também pode ser contraindicada em pacientes com alto risco de sangramento devido à contagem plaquetária severamente baixa, à hemofilia ou à cirurgia recente ou planejada, especialmente aquela envolvendo o olho, cérebro ou medula espinhal. A doença hepática grave também pode aumentar o risco de sangramento.

Gravidez

A varfarina é contra-indicada durante a gravidez. De acordo com a Bristol-Myers Squibb, fabricante de Coumadin, a varfarina pode causar sangramento e /ou defeitos congênitos em bebês. Se a terapia anticoagulante é necessária durante a gravidez, as HBPMs são uma escolha mais segura.

Reações alérgicas

Embora seja raro, uma alergia conhecida a qualquer componente da medicação anticoagulante considerada constitui uma contra-indicação à terapia com essa particular droga. As HBPM não devem ser administradas em pacientes com histórico de uma forma rara, mas grave, de baixa contagem de plaquetas causada por heparina, chamada trombocitopenia induzida por heparina.

Incapacidade de tomar e monitorar a medicação de maneira responsável.

Uso de um anticoagulante requer responsabilidade por parte do paciente e /ou cuidador. É essencial que seja utilizada a dose adequada e que seja obtida a monitorização laboratorial conforme indicado para garantir a utilização segura desta classe de medicamentos. Pacientes que sofrem de senilidade, alcoolismo ou psicose, que não são adequadamente supervisionados, não seriam bons candidatos à terapia anticoagulante. , , ] ]