casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Cólicas abdominais durante o ciclismo

Muitas vezes doloroso e debilitante, cólicas estomacais podem afetar seriamente sua capacidade de completar uma sessão de exercícios. Se você está correndo, pedalando, nadando, remando ou caminhando, cólicas estomacais podem ocorrer por uma grande variedade de razões. Na verdade, cólicas abdominais durante o ciclismo podem ser tão angustiantes quanto cãibras musculares nas pernas ou nos pés.

Desidratação

Como em qualquer forma de exercício, o desempenho do ciclismo depende muito do seu nível de hidratação. Ao se exercitar, seu corpo perde uma quantidade enorme de água através da transpiração. Se você não substituir essa água, ficará desidratado. Os primeiros sinais de desidratação incluem boca seca, sede, fadiga e dor de cabeça. No entanto, à medida que a desidratação piora, o funcionamento interno do corpo sofre e sintomas adicionais aparecem. Os sintomas de desidratação grave incluem cólicas estomacais, cãibras musculares, falta de suor, pressão arterial baixa e ritmo cardíaco acelerado.

Hiponatremia

Quando você suar, seu corpo libera mais do que apenas água - uma grande quantidade de sal também é liberado através do suor. Se você não substituir este sódio enquanto estiver pedalando, isso pode causar problemas significativos. O sódio atrai a água, por isso é importante para manter o equilíbrio de fluidos no corpo. A falta de sódio, ou hiponatremia, muitas vezes causa cãibras musculares nos pés, pernas, braços e mãos, bem como nos músculos do estômago. Beber grandes quantidades de água enquanto anda de bicicleta pode agravar ainda mais o problema. Como o sódio é responsável pelo movimento da água entre o estômago e o sangue, a água que você bebe acaba ficando dentro do estômago e causando um grande desconforto. Juntamente com cólicas estomacais, a hiponatremia também causa inchaço, náuseas, dores de cabeça e confusão.

Gastrointestinal Chateado

comer

Comer muito antes ou durante uma longa sessão de bicicleta pode facilmente resultar em desconforto no estômago e cólicas abdominais. Quando você tem comida dentro do estômago, seu corpo deve enviar sangue e energia para o órgão para ajudar na digestão. Enquanto seu estômago se agita e processa a comida, o músculo do estômago deve competir com os músculos das pernas que estão trabalhando para pedalar sua bicicleta. Antes de pedalar, evite comer alimentos ricos em fibras. Se você tem um estômago sensível, evite comer de três a quatro horas antes de andar. Caso contrário, evite comer nas duas horas antes de andar. Se você planeja andar de bicicleta por mais de duas horas, fique com bebidas esportivas e géis de energia de carboidratos para atender às suas necessidades calóricas.

Side Stitch

Embora um ponto lateral não afete realmente os músculos abdominais, ele causa dor aguda perto do estômago, diretamente sob a caixa torácica. Um ponto lateral ocorre quando o músculo do diafragma se espasma. Os pontos laterais podem ser causados ​​por uma grande variedade de fatores, desde o exercício vigoroso demais ou respiração superficial durante um treino. Ter comida não digerida no estômago durante o ciclismo também pode causar um ponto de apoio, embora seja mais provável que cause uma cãibra no estômago. Uma vez que a dor se desenvolva, respire fundo e segure por alguns segundos antes de expirar de repente. Se a dor persistir, diminua a velocidade e dobre-a suavemente para esticar o músculo. Se necessário, saia da sua bicicleta e deite-se por alguns minutos até que o ponto lateral se alivie.