casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Cálcio E Úlceras

Estima-se que 25 milhões de americanos irão desenvolver uma úlcera péptica em suas vidas, de acordo com os Centros de Prevenção e Controle de Doenças. Essas feridas no revestimento interno do esôfago, estômago ou intestino delgado superior costumavam ser tratadas, fornecendo aos pacientes cálcio na forma de leite e comprimidos antiácidos contendo carbonato de cálcio. Mas os pesquisadores descobriram que o cálcio realmente piora muitas úlceras e substituiu o tratamento com cálcio por outros medicamentos e cirurgias.

Úlceras pépticas

Antes do século XX, as úlceras pépticas eram difíceis de diagnosticar, pois não havia maneira de vê-los até que alguém morresse e uma autópsia fosse realizada. Com o desenvolvimento das técnicas de radiologia no final do século XIX, os aparelhos digestivos dos pacientes poderiam ser fotografados, permitindo que os médicos diagnostiquem a doença e tentem tratá-la. Como o ácido gástrico no estômago faz com que a comida se decomponha para que os nutrientes possam ser absorvidos, os médicos concluíram que níveis anormalmente altos de ácido gástrico produzido por estresse e alimentos condimentados ou bebidas queimavam buracos no revestimento do sistema digestivo, causando úlceras. Cálcio

O cálcio é um mineral que seu corpo precisa para manter seus ossos e dentes fortes. Produtos de cálcio parecem aliviar a dor da úlcera, então os médicos encorajam os pacientes a beber leite e tomar antiácidos de carbonato de cálcio. Mas os médicos acabaram percebendo que usar o cálcio como tratamento para úlceras não era uma boa ideia. O cálcio estimula o estômago a produzir mais ácido e sucos digestivos, o que piora as úlceras. Os pacientes com úlcera péptica que ingeriram grandes quantidades de leite e carbonato de cálcio às vezes sofriam danos nos rins causados ​​por depósitos de cálcio, uma doença chamada síndrome álcali-alcalino.Em 1982, os cientistas J. Robin Warren e Barry Marshall descobriu que uma bactéria, a Helicobacter pylori, também conhecida como H. pylori, era a causa da maioria das úlceras pépticas. Os cientistas descobriram que o estresse emocional, que pode causar excessiva produção de ácido estomacal, alimentos e bebidas condimentados e irritantes, como o álcool e o tabagismo, todos agravam as úlceras. Mas eles não são a principal causa de úlceras pépticas. Hoje, os pacientes recebem antibióticos para matar as bactérias H. pylori e pílulas inibidoras da bomba de prótons para reduzir a quantidade de ácido no estômago para que a úlcera possa cicatrizar, de acordo com a Cleveland Clinic. Os pacientes são enviados para cirurgia quando úlceras graves criam buracos na parede do estômago ou causam sangramento intenso.

Conselhos do médico

Se você estiver sentindo azia, dor de estômago, náuseas e vômitos entre as refeições ou à noite, marque uma consulta com seu médico e faça o teste para uma úlcera péptica. Se você é diagnosticado com uma úlcera péptica, pergunte ao seu médico se você deve reduzir o consumo de leite e parar de tomar antiácidos e suplementos de carbonato de cálcio. Se leite e suplementos de carbonato de cálcio são suas principais fontes de cálcio, pergunte ao seu médico para encaminhá-lo para um nutricionista que pode aconselhá-lo sobre como aumentar outras fontes de cálcio em sua dieta, como sardinha, couve e brócolis, produção ácida da mesma maneira que leite e carbonato de cálcio fazem.