casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Joelhos e tornozelos ficam roxos depois de correr

A descoloração nas pernas após o exercício pode estar associada a uma condição conhecida como doença arterial periférica, ou PAD. Este distúrbio circulatório afeta os membros, privando-os de fluxo sanguíneo e oxigênio adequados. Em muitos casos, os sintomas podem aparecer e podem ser piores após o exercício.

O que é PAD?

A doença arterial periférica se desenvolve nos braços e pernas devido ao acúmulo de placa nas artérias, fazendo com que endureçam e restrinjam fluxo sanguíneo. PAD, ou aterosclerose, também afeta as artérias do cérebro e do coração e é a principal razão para um indivíduo ter um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco. Se você tem PAD, sua chance de sofrer um derrame ou ataque cardíaco é significativamente maior, de acordo com o Dr. Michael Jaff, do Massachusetts General Hospital. Além disso, se você tem mais de 50 anos e diabético ou fuma cigarro, seu fator de risco é um em cada três do desenvolvimento de PAD. O PAD pode fazer com que suas pernas incomodem quando você está ativo, como em correr, caminhar ou fazer outro exercício. Você pode sentir dor e descoloração roxo-avermelhada da pele, um sinal de má circulação. Os sintomas de PAD são muitas vezes perdidos por muitos médicos e confundidos com sinais gerais de envelhecimento, artrite na coluna vertebral, ou problemas com os quadris. Teste e Diagnóstico

O teste para PAD é geralmente não-invasivo e seguro. Um especialista iniciará a pressão arterial em ambos os braços e pernas para determinar se há diferença de pressão em uma ou mais áreas. Uma vez concluído o teste, o tratamento consiste em medicação, exercícios específicos destinados a estimular o fluxo sanguíneo e possíveis procedimentos minimamente invasivos para ajudar a restaurar a circulação nas pernas.

Sintomas

Estreitamento das artérias e restrição do fluxo sanguíneo pode causar dor nas pernas; descoloração da pele; dor muscular nas coxas, panturrilhas e pés, especialmente durante e após o exercício; dormência; e frieza nas pernas e pés. Além disso, a DAP pode estar associada ao fenômeno de Raynaud, onde o fluxo sanguíneo é severamente restrito aos capilares dos pés e dos pés, causando dor extrema e descoloração da pele, variando de branco a azul e roxo-escuro.

A dor em seu corpo As pernas causadas por DAP geralmente são intermitentes, indo e vindo, e é um dos sintomas mais proeminentes que levam ao diagnóstico de DAP. Você pode sentir dor como fadiga, dor, ardor ou desconforto geral. Esses sintomas geralmente desaparecem quando você eleva as pernas e descansa e retorna com um aumento no exercício. O músculo da panturrilha é onde você sentirá os sintomas com mais frequência.

Sintomas avançados

Se você perceber que está sentindo dor nas pernas mesmo quando deitar e descansar, pode estar sofrendo de DAP avançada ou dor isquica em repouso. É tipicamente causado pelo bloqueio grave do fluxo sangüíneo para os tecidos. Os sintomas incluem dor que é pior quando as pernas estão elevadas, mas melhor quando você as deixa penduradas na lateral de uma cadeira. Além disso, você pode sentir formigamento e dor nos pés e dedos dos pés, que se torna ainda pior pelo toque dos lençóis quando você se deita na cama. Os sintomas adicionais que levam ao diagnóstico de dor isquêmica em repouso são a perda de cabelo nos pés e dedos dos pés, pele brilhante e firme, músculos da panturrilha murchas e unhas dos pés espessas. Se você tiver esses sintomas, você também pode estar em risco de coágulos sanguíneos, úlceras nas pernas e gangrena.

A mudança de estilo de vida mais importante que você pode implementar para superar o TAP é incluir exercícios regulares e específicos sua rotina diária. Esses exercícios devem melhorar seu sistema cardiovascular e melhorar o fluxo de sangue para as pernas. Caminhar é apontado como a melhor forma de exercício para pessoas com DAP pela Universidade de Maryland Medical Center. No entanto, para pessoas que experimentam dor e outros sintomas por causa da caminhada, o exercício aeróbico na parte superior do corpo é recomendado. Estimula o fluxo sanguíneo no corpo e ajuda a oxigenar o sangue, aliviando a dor nos braços e nas pernas.

, , ] ]