casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais da progesterona após uma IUI

A progesterona é freqüentemente prescrita após uma inseminação intra-uterina, ou IUI, para promover o implante de embriões e aumentar as chances de gravidez. A progesterona pode ser administrada por várias vias, incluindo injeção oral, vaginal e intramuscular. Suplementação de progesterona vem em várias formas, incluindo comprimidos, cápsulas e soluções de óleo. Alguns efeitos colaterais semelhantes aos sintomas da gravidez precoce podem ser esperados da terapia de progesterona.

Efeitos da pele

A forma mais antiga de suplementação de progesterona é através de injeções de progesterona dissolvida em óleo. A injeção é geralmente administrada nas nádegas. Os pacientes relatam que as injeções são dolorosas e às vezes causam reações na pele, incluindo erupções cutâneas e furúnculos. Novos métodos de suplementação de progesterona incluem géis vaginais, supositórios e inserções. Embora os medicamentos vaginais de progesterona sejam indolores, os pacientes muitas vezes se queixam do vazamento dos medicamentos da vagina. Em alguns casos, os pacientes relatam ter reações alérgicas ao portador em que a progesterona é dissolvida.

Aumento da mama

Alguns pacientes experimentam sensibilidade mamária devido ao aumento dos seios, um efeito normal da progesterona durante a gravidez. A progesterona estimula o crescimento do tecido glandular na mama, causando o aumento dos seios.

Efeitos gastrointestinais

Alguns efeitos colaterais gastrointestinais do uso da progesterona após uma IUI foram relatados, incluindo constipação, náuseas, vômitos e inchaço. Estes efeitos colaterais são todos os sintomas normais que algumas mulheres podem experimentar na gravidez, devido aos efeitos hormonais da progesterona no estômago e intestinos.

Efeitos Psicológicos

Sonolência excessiva, dores de cabeça e alterações de humor também foram relatados a partir de O cérebro contém muitos receptores de progesterona que podem se ligar à progesterona e causar efeitos psicológicos. Em alguns casos, a progesterona pode ter um efeito sedativo no cérebro. A principal razão pela qual a progesterona é administrada após uma IUI é prevenir a menstruação. A progesterona é o principal hormônio produzido após a ovulação pelo corpo lúteo, um órgão endócrino criado a partir do folículo vazio. A produção de progesterona após a ovulação retém a integridade do revestimento uterino para que a implantação possa ocorrer. Quando os níveis de progesterona caem, as células epiteliais que revestem o útero são expelidas em uma descarga sanguinolenta chamada menstruação. Depois de um procedimento de IUI, o uso de progesterona pode atrasar essa queda até que o embrião tenha a chance de se implantar no revestimento uterino. Uma conseqüência do implante de embrião é que as células do ovário continuam a produzir progesterona para suportar o revestimento uterino, até que a placenta assuma a produção de progesterona mais tarde na gravidez. A suplementação de progesterona pode compensar os baixos níveis de progesterona natural até que a gravidez esteja bem estabelecida.