casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Circulação deficiente em bebês

É normal que a pele do seu recém-nascido tenha sintomas de má circulação nas primeiras horas após o nascimento; no entanto, isso deve se corrigir. Se a pele do seu bebê continua a mostrar sinais de má circulação, pode haver um problema médico subjacente que requer tratamento o mais rápido possível. Algumas causas de má circulação são miocardite, hipotireoidismo e nascer prematuro com um sistema cardíaco e respiratório subdesenvolvido.

Identificação

Os pais precisarão observar a pele de um bebê para determinar os sintomas de má circulação. Os pés e as mãos do lactente geralmente estarão frios. A pele, especialmente as extremidades, terá um tom pálido, azulado ou rosado. Se seu filho tiver uma ferida ou infecção que não esteja cicatrizando adequadamente, isso pode ser devido à má circulação. Seu bebê pode urinar menos, pois a má circulação afeta a capacidade dos rins de funcionar conforme necessário. A pressão arterial também pode ser baixa.

Diagnóstico

Se uma criança é prematura, a gravidade da má circulação dependerá de quão cedo o bebê nasce. Como os bebês no útero se desenvolvem aproximadamente na mesma proporção, é desnecessária a pesquisa extensiva para determinar se um tubo de respiração ou outros métodos de suporte de vida serão necessários enquanto os sistemas que regulam a circulação amadurecem. A miocardite é diagnosticada por radiografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, exames de sangue e uma possível biópsia cardíaca. Um exame de sangue é usado para diagnosticar hipotireoidismo.

Miocardite

Os recém-nascidos com miocardite são de alto risco, com a taxa de mortalidade sendo de 50 a 70%, segundo o Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati. O sistema imunológico trabalha para destruir vírus, mas, às vezes, trabalha em excesso e acaba destruindo as células do coração. Os vírus mais comuns associados à miocardite são influenza, adenovírus e coxacking. A gravidade do dano ao coração depende da porção e extensão do dano ao coração. Se uma grande parte do coração estiver danificada, isso pode prejudicar sua capacidade de bombear sangue para órgãos e tecidos, levando à insuficiência cardíaca congestiva. A imunoglobulina intravenosa, ou IVIG, é mais usada para tratar a doença e os bebês estarão em tratamento intensivo até que sejam tratados para miocardite.

Hipotireoidismo

Se a glândula tireoide não produzir tiroxina suficiente, também conhecido como T4, o bebê pode experimentar um crescimento inadequado e desenvolvimento cerebral. Cerca de 1 em cada 4.000 recém-nascidos nascem com hipotireoidismo, de acordo com o Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas. Esta condição pode ser tratada através da substituição do hormônio da tireóide em falta com um comprimido de reposição hormonal, também chamado de levotiroxina sódica ou L-tiroxina. Este comprimido será tomado todos os dias por toda a vida. Se essa condição for tratada precocemente, a criança terá uma vida perfeitamente normal.

Considerações

Um leve tom azulado na pele é normal para má circulação; no entanto, se o seu filho ficar azul de repente, estiver com dificuldades respiratórias, parecer letárgico ou não responder, procure atendimento médico imediato. Aprender RCP pode prepará-lo para situações inesperadas que ameaçam a vida e que podem surgir com o seu bebê.