casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Descrição da flexibilidade em um plano de fitness

Embora seja comumente ignorado e negligenciado, a flexibilidade é um dos cinco componentes do fitness. Ser flexível não fará com que você diminua a gordura corporal nem aumente a massa muscular, mas ajuda a manter a função física e diminui o risco de lesões. Regularmente incorporando alongamento em seu plano de fitness no momento adequado e frequência irá aumentar significativamente a sua flexibilidade

Flexibilidade é o grau de amplitude de movimento que você tem em cada uma das suas articulações, que também é comumente referido como a amplitude de movimento. Você deve ter um certo grau de movimento em cada uma das articulações. Quando seus músculos estão tensos e encurtados, eles constantemente puxam seus ossos e limitam a amplitude normal de movimento. Segundo Chat Williams, da Associação Nacional de Condicionamento e Força, a flexibilidade é influenciada pela idade, sexo, níveis de atividade física e sua própria estrutura musculoesquelética

Significado da flexibilidade

Ter um nível saudável de flexibilidade é importante para melhorando o movimento e diminuindo o risco de lesão. Se sua flexibilidade é limitada, isso pode levar a lesões e dor. Quando seus músculos estão tensos, seu desempenho físico é adversamente afetado por causa da falta de amplitude de movimento. Devido às longas horas passadas sentadas, a parte inferior das costas, os glúteos e os isquiotibiais podem ficar tensos, o que faz com que puxe o osso da pélvis. Isso pode afetar sua postura e levar à dor lombar, mas o alongamento mantém a coluna em melhor alinhamento. De acordo com o American Council on Exercise, ser mais flexível também reduz o risco de lesões, porque é menos provável que o músculo fique sobrecarregado durante a atividade.

Melhorando a flexibilidade

Você pode aumentar significativamente sua flexibilidade com o alongamento estático regular . O alongamento estático envolve entrar em uma posição em que seu músculo é alongado e depois manter essa posição por um período de tempo. O melhor momento para alongar é quando seus músculos estão quentes, então faça cinco a dez minutos de exercícios aeróbicos leves ou ajuste sua rotina de alongamento imediatamente após os treinos de cardio. Complete cada trecho de três a cinco vezes e segure cada trecho por 30 a 60 segundos. Evite a realização de alongamento estático antes de seus treinos, pois isso pode afetar adversamente seu desempenho, pois relaxa seu sistema neuromuscular.

Flexibilidade dinâmica

O trabalho de flexibilidade também pode ser usado para preparar os músculos para o exercício, mas você deve executando trechos dinâmicos em vez de estáticos. Alongamentos dinâmicos alongam seus músculos, mas exigem que você continue se movendo. Por exemplo, dê um passo e puxe um joelho até o peito e, em seguida, solte imediatamente e troque as pernas. Esse tipo de alongamento estimula o sistema neuromuscular e aumenta a temperatura corporal e o fluxo sanguíneo.