casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Desequilíbrio eletrolítico e bulimia

As pessoas que sofrem da desordem alimentar bulimia nervosa passam por episódios de compulsão alimentar que são frequentemente seguidos por purgação para evitar o ganho de peso e aliviar a sensação de estar desconfortavelmente cheio. A depuração pode envolver o uso indevido de laxantes ou diuréticos e vômitos autoinduzidos. Essas medidas perturbam o equilíbrio natural do corpo de fluidos e íons e, com o tempo, podem levar a desequilíbrios medicamente significativos em eletrólitos como cálcio, magnésio, potássio e fosfato.

Detecção

Pessoas com bulimia nervosa muitas vezes parecem ser peso normal ou ligeiramente acima do peso, mas o abuso de laxantes ou diuréticos ou vômitos auto-induzidos frequentes podem perturbar seriamente os níveis de eletrólitos do corpo. Um médico que suspeita de bulimia com base em sinais indicadores, como glândulas salivares aumentadas, problemas nos dentes ou calosidades nas mãos por vômito auto-induzido, pode quantificar o nível de vários eletrólitos no corpo usando um exame de sangue padrão chamado chem-20. , diz MedlinePlus, um site do National Institutes of Health. No entanto, em seu artigo no volume de abril de 2010 “Nutrition in Clinical Practice”, a Dra. Jessica Setnick adverte que os resultados laboratoriais dentro dos limites normais nem sempre refletem com precisão o verdadeiro estado de saúde do paciente bulímico.

Hipocalemia -

Baixos níveis de potássio, chamados hipocalemia, podem resultar quando os bulímicos purgam usando laxantes ou vômitos. A hipocalemia é uma condição médica séria, potencialmente causando fraqueza muscular extrema que beira a paralisia e a interrupção fatal do ritmo cardíaco normal. De acordo com a Dra. Catherine Miller e o Dr. Neville Golden em seu artigo de abril de 2010 em “Nutrição na Prática Clínica”, os testes laboratoriais freqüentemente revelam hipocalemia em bulimics. Mesmo bulímicos que são saudáveis são cerca de 7 vezes mais propensos do que os não bulímicos a ter hipocalemia, de acordo com o Dr. B.E. O trabalho de Wolfe publicado no volume de Março de 2001 do "International Journal of Eating Disorders".

Hipocalcemia

Baixos níveis sanguíneos de cálcio, denominados hipocalcemia, podem ocorrer quando os bulímicos purgam com diuréticos. Embora a hipocalcemia grave possa causar a ruptura fatal do ritmo cardíaco normal, a curto prazo, a hipocalcemia leve a moderada geralmente não causa sintomas. A longo prazo, mesmo a leve hipocalcemia provoca cálcio nos ossos, o que pode levar à osteoporose. Mesmo que a purga possa causar uma perda líquida de íons de cálcio circulantes do corpo, os níveis sanguíneos podem cair dentro da faixa normal conforme o corpo rouba os estoques de cálcio dos ossos para compensar.

Hipocloremia

Bulimics freqüentemente sofrem de baixos níveis sanguíneos de íons cloreto, chamados hipocloremia. O vômito freqüente diminui os níveis de cloreto. Dr. B.E. O trabalho de Wolfe demonstrou que 8,1 por cento dos bulímicos saudáveis têm hipocloremia, em comparação com menos de 1 por cento dos não-bulímicos.

Outros tipos de desequilíbrios eletrolíticos

O abuso crônico de laxantes diminui os níveis sanguíneos de magnésio e fosfatos , causando hipomagnesemia e hipofosfatemia. Todos os tipos de comportamentos de purgação podem causar desidratação, e com o volume sanguíneo reduzido, os níveis sanguíneos de íons podem parecer estar dentro da faixa normal. No entanto, o Dr. Setnick adverte que com a reidratação e um retorno ao volume normal de sangue, os níveis de eletrólitos podem cair para níveis perigosos. , , ] ]