casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Nível de Vitamina C e Estrogênio

Estrogênio - um hormônio sexual baseado em colesterol - desempenha um papel em vários processos fisiológicos. O hormônio ajuda a preparar o corpo de uma mulher para a gravidez; promove a maturidade sexual; e também envia sinais para vários outros tecidos, incluindo ossos e cérebro. Alguns nutrientes da sua dieta, como vitamina C, ou ácido ascórbico, podem ter um efeito no nível de estrogênio do seu corpo.

Efeito da vitamina C no estrogênio

A vitamina C parece ter um efeito positivo sobre os níveis de estrogênio em seu corpo. O consumo adequado de vitamina C promove a produção adequada de estrogênio, enquanto indivíduos com deficiência de vitamina C podem experimentar níveis mais baixos de estrogênio. A Universidade de Maryland Medical Center indica que os suplementos de vitamina C podem melhorar os efeitos de reposição hormonal, potencialmente causando um aumento drástico no estrogênio em indivíduos que anteriormente sofriam de uma deficiência de vitamina C.

Efeito estrogênio na vitamina C Enquanto a suplementação de vitamina C pode aumentar os níveis de estrogênio em seu corpo, a presença de estrogênio também pode afetar a atividade e o nível de vitamina C. Um estudo publicado em "Ann Univ Mariae Curie Sklodowska" em 2004 estudou o efeito do estrogênio. suplementos em níveis de vitamina C em ratos. O estudo descobriu que receber injeções de estrogênio esgotou os estoques de vitamina C dos ratos, indicando que as injeções de estrogênio podem aumentar o risco de deficiência de vitamina C. No entanto, o efeito do estrogênio na vitamina C requer investigação adicional, incluindo estudos realizados em seres humanos.

Efeito no desenvolvimento ósseo

Tanto o estrogênio quanto a vitamina C sinalizam para os osteoblastos, as células progenitoras ósseas que dão origem a novos tecido ósseo. Um estudo publicado no "The Journal of Surgical Research" em 2010 indica que a vitamina C funciona em conjunto com a sinalização de estrogênio para promover o desenvolvimento de osteoblastos, indicando que a vitamina C e o estrogênio podem promover um novo crescimento ósseo. Essa interação pode ser importante em mulheres na pós-menopausa, que enfrentam um aumento do risco de osteoporose devido a baixos níveis de estrogênio. O efeito da vitamina C no nível de estrogênio também pode alterar a eficácia de alguns medicamentos, como contraceptivos orais. Muitas pílulas anticoncepcionais contêm estrogênio e progesterona, que trabalham em conjunto para regular a ovulação e prevenir a gravidez. Consumir suplementos de vitamina C pode aumentar seus níveis de estrogênio, diminuindo a eficácia das pílulas anticoncepcionais. Embora os efeitos específicos da vitamina C na eficácia do contraceptivo oral ainda não sejam totalmente compreendidos, a superdosagem de vitaminas pode aumentar o risco de gravidez ao tomar pílulas anticoncepcionais. Converse com seu médico sobre a segurança de tomar suplementos vitamínicos em conjunto com a pílula.