casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Segurança Alimentar |

Sobre HACCP

Prevenir riscos de origem alimentar significa impedir o público de produtos que contenham perigos como E.coli e salmonella consumindo. Processos e normas em vigor para identificar esses riscos e remover a sua entrada no processo de produção de alimentos incluem uma prática de gestão chamado HACCP. Implementação de HACCP pode ser um processo longo e árduo , envolvendo uma análise detalhada dos processos alimentares . O resultado final , porém, é uma rede de comida muito mais seguro. Definindo HACCP

HACCP significa Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle . O HACCP é um sistema de gestão utilizado na indústria de alimentos para evitar riscos químicos , biológicos ou físicos de fazer o seu caminho até o produto final. Os Pontos Críticos de Controle (PCC) dentro da abordagem HACCP são locais designados em um processo de produção que podem ser tomadas medidas para reduzir a possibilidade de acidentes. HACCP é usado na indústria farmacêutica e também pelo FDA e USDA nas áreas de suco, frutos do mar, aves e carne .
História do HACCP

A originação de HACCP parece ter ocorrido no estabelecimento de idéias semelhantes durante a Segunda Guerra Mundial. Descobrir que um projétil de artilharia não iria explodir , quando foi selecionado para uso no campo de batalha levou o militar para criar uma maneira de identificar o perigo enquanto ele estava sendo feito. A primeira vez que este tipo de processo foi identificado como sendo útil em outras áreas foi a criação de padrões similares pela NASA (National Aeronautics and Space Administration ) quando ele perguntou Pillsbury para projetar e fabricar alimentos para ser utilizado em voo pelos astronautas . Os sete princípios do HACCP foram desenvolvidas pelo Comitê Consultivo Nacional os EUA em Critérios Microbiológicos para Alimentos .

Sete Princípios do HACCP

HACCP baseia-se em sete idéias ou princípios que auxiliam uma fábrica na prevenção do desenvolvimento de uma crise. Estes sete princípios incluem a análise de risco , pontos de controle estabelecidos, limites críticos para cada ponto de controle, requisitos de monitorização para cada ponto de controle, ações corretivas , procedimentos de manutenção de registros e procedimentos para assegurar que o sistema HACCP funciona como pretendido. O princípio final, garantindo o sistema HACCP está funcionando corretamente, é dividido em duas partes : --- validação e verificação.
Programas Obrigatórios

Os princípios de HACCP foram não introduziu como obrigatório em lei de segurança alimentar , até meados de 1990. A partir do ano de 2000, todas as plantas de fabricação, independentemente do tamanho, deve usar HACCP no estabelecimento de programas de segurança alimentar. O FDA identifica o sistema HACCP como a estrutura para fazer melhorias de segurança alimentar , em combinação com os padrões de desempenho que ajudam a reduzir microorganismos patogênicos. O uso de HACCP é verificada quando inspeções federais ocorrem em uma planta de processamento .
Internacional HACCP Alliance

Fundada em 1994 e localizada em College Station , Texas, o Internacional HACCP Alliance se esforça para estabelecer mais e definir os conceitos do HACCP na indústria de alimentos. Um evento recente organizada pela Aliança pertencia a ajudar as pequenas e muito pequenas estabelecimentos alimentares na implementação de programas de segurança alimentar com HACCP. A Aliança é uma boa fonte de informações, documentos e atualizações sobre o uso e implementação de HACCP.