casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | Doença Mental Geral |

Jogos de colorir para jogar durante o aconselhamento

sentado e conversando nem sempre é uma abordagem eficaz para aconselhamento. Quando o cliente é uma criança, tem dificuldades de linguagem ou for retirada , muitas vezes é necessário encontrar outros meios de ligação. Nestas situações , incorporando desenhar e colorir jogos podem proporcionar interação entre o conselheiro eo cliente , ao mesmo tempo comunicando muito sobre o mundo interior do cliente. Desenhe -a- Pessoa ( DAP)

Esta ferramenta de aconselhamento foi desenvolvido em 1948 por um psicólogo chamado Karen Machover . Ele é abordado pelo conselheiro de uma maneira muito casual, de baixa pressão , incentivando o cliente a não pensar muito sobre isso. O conselheiro pede ao cliente para desenhar uma pessoa , e quando ele estiver concluído pede a ele para tirar uma pessoa do sexo oposto. O conselheiro pode, então, fazer perguntas sobre as pessoas para conseguir o cliente a se abrir mais sobre o desenho. Pode ser importante observar se a pessoa está faltando nenhum dos membros , a expressão facial e proporções. Preste atenção ao que as cores que a pessoa está vestindo, como cores frias podem indicar um introvertido , enquanto cores quentes sugerem extroversão .
House- Tree- Person ( HTP)

Desenvolvido por John Buck , esta ferramenta pode revelar muito sobre o funcionamento intelectual da criança e mundo interior. O conselheiro dá à criança três peças brancas de papel em branco e utensílios como papel e lápis de cor. Ele então pede a criança para desenhar uma casa, árvore e uma pessoa em cada um dos pedaços de papel. A teoria é que a casa representa a família , a pessoa representa aspectos conscientes de si ou para outrem , enquanto a árvore representa elementos inconscientes do eu. As perguntas podem ser feitas para obter mais informações , como " São as pessoas que vivem nesta casa feliz? " ou "Que tipo de árvore é essa?" Observe quantas cores são usadas ao longo dos desenhos, como uma preponderância de uma cor pode indicar depressão.
Kinetic Desenho da Família ( DKF )

Esta ferramenta para crianças foi desenvolvido por Burns e Kaufman , em 1970. destina-se a revelar atitudes de uma criança para a família e revelar aspectos da dinâmica familiar que de outra forma não seriam aparentes. O conselheiro pede ao filho para tirar uma foto de si mesma e toda a sua família algo a fazer. Prestar atenção ao que está em pé ao lado de quem , o que cada um está fazendo, o tamanho relativo de cada figura e as expressões faciais pode ser muito revelador sobre a vida em casa . Fazer perguntas sobre o desenho no final é um componente importante. Mantenha -se atento para uma quantidade incomum de vermelho e preto , o que poderia apontar para trauma recente.
O Jogo do Rabisco

Originalmente criado por Donald Winnicott e desenvolvido por Jean Thurow , o " jogo de rabiscos " é um divertimento, ferramenta de aconselhamento interativo e profunda que ajuda a desenvolver a relação conselheiro - cliente de uma forma não -verbal. O terapeuta irá desenhar uma linha de forma livre ou simples rabisco em um pedaço de papel, em seguida, entregá-lo para o cliente e incentivá-la a fazer um desenho fora dele. O que o cliente "vê" em que a primeira linha vai afetar o que o transforma em . Se o conselheiro desenha um rabisco azul , observe se o cliente termina o desenho em um cores semelhantes ( como o azul ou roxo ) ou um esquema de cores contrário (vermelho ou laranja). Isso poderia indicar se o cliente se sente harmonioso ou mal compreendido na relação terapêutica . O cliente, então, desenha um rabisco para o terapeuta para transformar , que então tenta comunicar sua compreensão da experiência do cliente através do desenho.