casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas |

Como são traços recessivos herdados

? Dominantes e recessivos são termos usados ​​em genética mendeliana . Dominância significa que a condição ou o efeito de que o gene parece ser um traço , tais como o olho , ou a cor do cabelo , ou de uma condição , tais como a cegueira nocturna . Se um indivíduo carrega dois genes dominantes , o traço aparecerá em que o indivíduo e, invariavelmente, passar aos descendentes . Se um indivíduo herda tanto um dominante e um gene recessivo para a mesma característica , o dominante prevalecerá no indivíduo , mas os restos recessivos e pode ser transmitida para a descendência . Quando dois recessivos são repassados ​​- um de cada pai - a característica ou condição que aparece na criança . Outros modos de transmissão , tais como mitocôndrias e multifatorial , também pode passar características herdadas de pai para filho . Autossômicas

genes autossômicas não são determinantes para o sexo. Se um dos pais tem dois genes dominantes para olhos castanhos eo outro tem um gene dominante , tanto para olhos castanhos e um gene recessivo para olhos azuis, seu filho vai ter olhos castanhos . No entanto , eles terão um em cada quatro - ou 25 por cento - chance de herdar um traço recessivo para olhos azuis. Dois pais de olhos castanhos podem ter um filho de olhos azuis se cada um deles carrega um gene recessivo - e que passa gene de cada um deles para a criança
X -linked
<. br>

genes ligados X - determinar o sexo . Toda criança herda um cromossomo X -linked de cada pai : um X da mãe e um X ou um Y do pai. Dois Xs fazer a criança fêmea e um X e um Y torná-lo macho . Uma vez que um gene ligado ao X é realizada apenas no cromossomo X , uma característica ligada ao cromossomo X não pode passar de um pai para seu filho, porque o traço não é transportado pelo cromossomo Y , que cria um macho. É, no entanto , passada de pai para todas as suas filhas , porque ele tem apenas um X para dar-lhes o gene e vai com o cromossomo X . O exemplo mais notório de tal característica é a hemofilia - também chamada de doença do sangrador - em que o sangue não coagula adequadamente , provoca sangramento incontrolável e eventual morte. Essa condição tornou-se politicamente significativo quando passou através dos filhos da rainha Vitória da Inglaterra em várias famílias reais da Europa e afetou os Romanovs , a casa reinante da Rússia czarista .
Mitocondrial

alteração (mutação ) do DNA mitocondrial provoca condições médicas raras, como a Síndrome de Kearns- Sayre . DNA mitocondrial é herdado apenas da mãe. Todos os filhos de uma mãe com uma condição transmitida -mitocondrial pode tanto mostrar a condição , ou carregam o gene para ele. Como severamente uma criança é afetada depende de quanto do material genético mitocondrial é normal e quanto é alterada.
Multifatorial

problemas genéticos multifatoriais pode ser transmitida geneticamente , mas os fatores ambientais também estão envolvidos. Como muitos como um recém-nascido em 10 mostrará uma doença multifatorial em algum momento da sua vida. Um bom exemplo disso é a diabetes. A predisposição para a diabetes é genética, mas isso não é o suficiente para causar o aparecimento da doença . Em gémeos idênticos , se alguém tem diabetes , cerca de 50 por cento do tempo que o outro não . O gatilho que inicia o processo da doença em movimento pode ser hábitos de vida , tais como comer demais ou falta de exercício. Ele também parece ocorrer mais frequentemente em caucasianos e em climas frios. Também poderia ser desencadeada por um vírus . A investigação sobre as causas ambientais está em curso.