casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva |

Estigma da doença hepática crônica

O estigma da doença hepática crônica é comumente visto que visa não apenas a pessoa com a doença, mas também em suas famílias. Pessoas que contraíram doenças do fígado são muitas vezes rotulados na sua opção de vida por uma parte da sociedade. Isto dá o diagnóstico de um efeito em duas frentes para a pessoa com doença hepática crônica - que sofrem com os sintomas médicos e eles são evitados socialmente .
encadernado pelo estigma
Identificação
Origem do termo

A palavra " estigma " originalmente se referia a uma marca visível que foi usado para vergonha ou desgraça uma pessoa. Isto foi feito com uma marca ou tatuagem que a pessoa condenada ou ostracismo tinha que usar . Em 1963 , o sociólogo Erving Goffman desenvolveu a idéia de estigma social. Desde então , o estigma tem sido usado para identificar desvalorização da sociedade de uma pessoa devido a uma condição que ele tem que está além de seu controle.

Equívocos
Pare com essa maneira de pensar

doença hepática crônica tem sido associado com um bebedor pesado de alcohol.Cirrhosis do fígado pode ser causada por muitas coisas, tais como produtos químicos, certos medicamentos e doenças genéticas que permitem que um acúmulo de metais. Infelizmente, quando alguém é diagnosticado com esta doença , outros podem acreditar que é devido ao consumo de álcool.

Tipos
Ele pode afetar qualquer pessoa

A hepatite é a inflamação do fígado e que é causada por um vírus . A, B e C são os três tipos diferentes de hepatite . A hepatite A pode ser contraída pela ingestão de água contaminada ou comer moluscos mal cozidos. Hepatite B e C são transmitidos através do sangue e de saliva . Como a hepatite B e C são contratados através do sangue , eles carregam um estigma de ser associada a um usuário de drogas que compartilham agulhas IV com os outros.

Efeitos
isolamento social acordo

o artigo " Estigma, hepatite C e Abuso de Drogas " na HCV Advocate.org , muitas pessoas com hepatite muitas vezes manter a condição de se devido a estigmas sociais . A hepatite é uma doença que é contagiosa através do sangue e saliva , mas muitas pessoas carregam esta longe demais. O estigma da doença tem algumas pessoas que não querem entrar em contato com alguém que está infectado . De acordo com o artigo sobre HCV Advocate.org , um profissional médico recusou-se a prestar serviços a um indivíduo com hepatite C. Isso pode causar isolamento social para a pessoa com a doença.

Efeitos em família

isolamento Família

Pessoas com doença hepática crônica são muitas vezes estigmatizadas como tendo um certo estilo de vida . Hepatite B e C são espalhados através do sangue e fluidos corporais . A hepatite A pode ser transmitida através de fezes e contaminação de esgotos. Muitas pessoas não fazem distinção entre os três tipos de hepatite . Não é incomum para o estigma de não ser limpo ou não ter hábitos de higiene saudáveis ​​para seguir todos os três tipos . Este estigma muitas vezes transporta para outros membros da família porque a hepatite é contagiosa.