casa | | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de próstata |

Vantagens e Desvantagens do teste de PSA

antígenos específicos da próstata (PSA) são proteínas produzidas pelas células da próstata. Os testes de pesquisa para a PSA tem sido amplamente utilizado e recomendado para homens por causa um elevado nível destes antigénios pode ser um sinal de um possível tumor . Em homens saudáveis, os níveis de antígeno deve ser bastante baixa. Deve notar-se que os resultados de um teste de PSA não são suficientes para determinar se uma pessoa tem cancro da próstata , ou simplesmente uma condição benigna da próstata . Detecção precoce do câncer

Um dos aspectos mais importantes na luta contra qualquer tipo de câncer é a detecção precoce . Pegando o câncer em seus estágios iniciais aumenta muito a chance de um tratamento eficaz, e isso é tão verdadeiro para o câncer de próstata como qualquer outra forma . Enquanto o rastreio PSA não é um sistema perfeito, ele representa uma forma em que os homens podem monitorar sua saúde .
Melhorar Metodologia

Em uma tentativa de fazer exame de PSA como relevante e útil quanto possível , os cientistas ea comunidade médica estão constantemente procurando maneiras de melhorar métodos de rastreio PSA . Isto inclui , tendo em consideração a velocidade do PSA , ou seja, tendo vários ensaios ao longo de um certo período de tempo , a monitorização do crescimento do PSA neste período de tempo . Muitos médicos pensam que a rapidez desse crescimento pode indicar mais sobre possíveis tumores do que simplesmente se ou não os níveis são elevados. Além disso , uma maior ênfase está sendo colocada em comparar os dois tipos de PSA : PSA livre , que circulam no sangue, e anexado PSA , que permanece no local nas células. A PSA ligado parece ser um indicador mais confiável de câncer.
Overdiagnosis

Enquanto o teste de PSA tem seus pontos positivos , mas também tem suas limitações. Embora possa parecer que qualquer forma de detecção do câncer possível é melhor que nada , alguns argumentam que não é o caso . Overdiagnosis é um problema com o teste de PSA . Este é o lugar onde um teste de PSA leva à detecção de cancros insignificantes que normalmente não causam quaisquer problemas de saúde para o paciente. Nestes casos , o tratamento e testes poderiam causar complicações desnecessárias . Isto inclui o sangramento e incontinência após uma biópsia , e as complicações conhecidas que se podem seguir a cirurgia e terapia de radiação . Estes podem incluir a disfunção erétil ea doença .
Resultados falso

testes de PSA também alvo de críticas por produzir resultados pouco confiáveis ​​, incluindo os falsos positivos e falsos negativos . Apenas cerca de um quarto dos homens encontrados para ter níveis elevados de PSA são, então, diagnosticado com câncer. Isso pode levar a procedimentos arriscados e desnecessários . Por outro lado , os testes de PSA poderia mostrar um nível normal de PSA no sangue, mesmo que o paciente tem câncer de próstata.