casa | | Informação em Saúde >  | câncer | quimioterapia |

Efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia

radioterapia ou radioterapia usa ondas focadas de energia radioativa para destruir células cancerígenas , enquanto a quimioterapia depende de medicação injetável ou via oral para matar as células cancerosas. Apesar da eficácia de ambos os tratamentos , a radioterapia e quimioterapia apresentam riscos de efeitos colaterais . Cronograma

Para tanto quimioterapia e da radiação , alguns sintomas se desenvolvem dentro de horas após o tratamento , enquanto outros não aparecem até dias ou semanas depois. Alguns efeitos secundários continuam após o tratamento do câncer termina , e alguns não se desenvolvem até anos mais tarde .

Efeitos colaterais comuns da radioterapia

Efeitos colaterais comuns da radioterapia incluem fadiga, inflamação na boca ou garganta, cáries dentárias e perda de cabelo . Vermelhidão , ressecamento e descamação da pele também são comuns.

Riscos de Radiação

Quando a radiação está focada no cérebro , é possível desenvolver um remendo potencialmente fatal das células cerebrais mortas , enquanto a radiação sobre os pulmões , por vezes, provoca cicatrizes ao longo da vida dos órgãos ou fibrose. Em ambos os homens e mulheres , a terapia de radiação em órgãos reprodutivos , por vezes, provoca infertilidade irreversível , de acordo com a American Cancer Society.

Tipos de quimioterapia Efeitos colaterais

efeitos colaterais comuns de quimioterapia incluem náuseas, vômitos, diarréia, perda de cabelo, perda de apetite, febre, fadiga, úlceras na boca, dores no corpo , prisão de ventre e fácil hematomas.

Riscos de quimioterapia

a quimioterapia tem o potencial de danificar permanentemente seus pulmões , coração, rins ou nervos . Ele também apresenta riscos para a infertilidade em homens e mulheres, bem como o risco de desenvolver câncer de novo , de acordo com a Clínica Mayo.