casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Alimentos a evitar com uma dieta antiinflamatória

A inflamação é uma resposta natural do sistema imunológico. No entanto, a inflamação crônica pode levar a problemas de saúde, como câncer, artrite, problemas de saúde mental e problemas cardíacos. As pessoas com maior risco de inflamação crônica incluem aquelas que estão acima do peso, estressadas, optam por fumar ou não se exercitam. Alguns alimentos podem exagerar a resposta inflamatória e agravar a inflamação crônica.

Gorduras trans

A gordura trans é encontrada em alimentos como batatas fritas, palitos de margarina, gordura, misturas de bolo, glacê e panquecas. Um estudo publicado no "American Journal of Clinical Nutrition", em abril de 2004, investigou a relação entre a ingestão de gorduras trans e a inflamação sistêmica em mulheres. O estudo rastreou a inflamação no corpo das mulheres, monitorando os níveis de marcadores inflamatórios no sangue. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que mais consumiam gordura trans apresentavam os mais altos níveis de marcadores inflamatórios.

Gorduras saturadas

Gorduras saturadas são as gorduras animais encontradas em cheeseburgers, pizza, sorvete e carne. As principais fontes de gordura saturada na dieta humana são carne vermelha e laticínios integrais como leite integral. Segundo a American Heart Association, as gorduras saturadas estimulam a inflamação no tecido adiposo, o que pode levar à resistência à insulina, um precursor da síndrome metabólica e diabetes tipo 2. Limitar a ingestão de gordura saturada é recomendado para todas as dietas, e não apenas para as dietas antiinflamatórias.

Um estudo publicado no "The Journal of Nutrition" em março de 2010 examinou as relações entre grãos integrais O estudo descobriu que, enquanto o consumo de grãos integrais estava associado a níveis mais baixos de inflamação, a ingestão de grãos refinados foi associada a níveis mais altos de inflamação. Grãos refinados podem ser encontrados em pão branco e massas. Quando os grãos são refinados, muitos de seus nutrientes benéficos são destruídos no processo. A nutricionista holística registrada Julie Daniluk, autora de "Refeições que curam a inflamação", disse ao The Huffington Post que esse processamento deixa "carboidratos de digestão rápida além de calorias vazias" e que esses "irritam nossos corpos". Um estudo publicado no "American Journal of Clinical Nutrition", em 2011, investigou os efeitos das bebidas açucaradas sobre a inflamação em homens jovens com peso normal. Como a maioria das pesquisas em humanos sobre a ingestão de açúcar envolve doses muito altas de açúcar, os cientistas deste estudo optaram por investigar o consumo baixo a moderado, para melhor espelhar o consumo do público em geral. Os participantes do estudo que consumiram apenas 40 gramas de açúcar por dia experimentaram um aumento nos níveis de inflamação. Existem 65 gramas de açúcar em apenas uma garrafa de 20 onças de cola.

, , ] ]