casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

O que uma dieta mediterrânica consiste?

O que é tipicamente recomendado como a "Dieta Mediterrânica" é na verdade uma dieta composta, tirando as melhores características de uma série de dietas tradicionais na região do Mediterrâneo. As dietas reais variam entre esses países, assim como dentro de cada país. As pessoas que seguem estas dietas tendem a ter taxas mais baixas de um número de doenças.

O que comer

A dieta mediterrânea se concentra em comer frutas e legumes frescos, legumes, nozes e grãos integrais. A comida é aromatizada principalmente com ervas e especiarias. O azeite é uma das principais fontes de gordura neste tipo de dieta, e ovos, peixe e aves são consumidos em pequenas quantidades. A paella de pratos espanhóis é um bom exemplo, consistindo de arroz, frutos do mar e legumes, e feita com azeite e caldo. Ele também pode conter pequenas quantidades de frango ou salsicha.

Limitar

Em uma dieta mediterrânea, você deve consumir carne vermelha, ovos e doces raramente. Substitua a manteiga por azeite para limitar o consumo de gordura saturada. Evite preparar alimentos com molhos gordurosos e, quando consumir laticínios, evite produtos com alto teor de gordura e opte por alimentos com baixo teor de gordura. Limite seu consumo de vinho a não mais que 5 onças por dia para mulheres e 10 onças por dia para homens.

Benefícios possíveis

Seguindo a dieta mediterrânea pode diminuir seu risco de doença de Alzheimer, câncer, doenças cardíacas, colesterol alto, triglicerídeos elevados e doença de Parkinson. Esta dieta também pode ajudá-lo a manter seus níveis de açúcar no sangue mais estáveis. Esses benefícios vêm das gorduras insaturadas saudáveis de nozes e azeite de oliva, do alto teor de fibra da dieta e dos nutrientes benéficos nas frutas e legumes que compõem uma grande parte dessa dieta. Adicionando exercício pode aumentar os benefícios de seguir a dieta mediterrânica, por isso, visam pelo menos 30 minutos de exercício por dia.

Considerações

A dieta mediterrânica pode ser rica em gordura. Embora a gordura seja principalmente gordura insaturada, a gordura contém muitas calorias, e você precisa ter certeza de não consumir muitas calorias em geral. Cálcio e ferro também podem ser baixos nesta dieta se você não incluir produtos animais e laticínios, que são ricos nesses nutrientes. A escolha de vegetais verdes e folhosos ajudará você a obter esses minerais essenciais. Beber sumo de laranja fortificado com cálcio, juntamente com os seus verdes, vai dar-lhe mais cálcio e ajudá-lo a absorver o ferro dos verdes. Aves, peixe e feijão também contêm ferro.

, , ] ]