casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Benefícios de gorduras insaturadas e proteína em uma dieta

Encontrado em azeite, óleos vegetais, sementes de girassol e óleo de amendoim, gorduras insaturadas não têm os mesmos riscos que as gorduras saturadas. Proteína, encontrada na carne vermelha, aves, nozes, sementes e alguns vegetais, é um dos nutrientes essenciais que o corpo precisa para funcionar corretamente. Consumir quantidades moderadas de proteínas e gorduras insaturadas tem vários benefícios.

Aumentou o HDL

Conhecido como colesterol "bom", a lipoproteína de alta densidade parece ter um efeito protetor no sistema cardiovascular. A lipoproteína de baixa densidade, também conhecida como colesterol “ruim”, aumenta o risco de bloqueios nas artérias e complicações cardiovasculares. Um estudo realizado no Brigham and Women´s Hospital e Johns Hopkins Medical Institutions mostrou que a substituição de carboidratos por gorduras insaturadas em uma dieta saudável para o coração aumentou os níveis de colesterol bom. Enquanto a dieta não reduziu os níveis de colesterol ruim, também reduziu os níveis de triglicérides e a pressão arterial. Os resultados deste estudo apareceram na edição de novembro de 2005 do "Jornal da Associação Médica Americana".

Diminuição dos riscos cardiovasculares

A American Heart Association estima que mais de 81 milhões de pessoas tivessem pelo menos uma forma de doenças cardíacas a partir de 2006. Estas doenças incluem acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e doença cardíaca coronária. A Clínica Mayo relata que um tipo de gordura insaturada pode reduzir o risco de doença arterial coronariana e levar a níveis mais baixos de pressão arterial. Os ácidos graxos ômega-3, encontrados em alimentos como nozes e peixes gordurosos, têm um efeito protetor no coração. Este tipo de gordura também reduz o risco de doenças inflamatórias e alguns tipos de câncer, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center.

Proteína e gorduras insaturadas servem como fontes de energia para o corpo. A diferença está em como o corpo os usa. O Serviço de Extensão Cooperativa de Oklahoma explica que a principal função da proteína é manter as estruturas do corpo. Se uma pessoa consome mais proteína do que o necessário para essa função, o corpo usa o excesso de proteína como energia. Qualquer proteína que o corpo não use para energia, armazena como gordura. O Merck Manual Home Edition descreve as gorduras como a forma alimentar mais eficiente em termos de energia, mas as gorduras também são a fonte de energia mais lenta.

Absorção de Vitaminas

As gorduras insaturadas ajudam o organismo a absorver vitaminas conhecidas como vitaminas lipossolúveis . Quando alguém consome uma vitamina lipossolúvel, o corpo absorve a vitamina e a armazena no tecido adiposo. Porque o corpo armazena vitaminas lipossolúveis, é possível consumir muito deles e desenvolver os sintomas da toxicidade da vitamina. Exemplos de vitaminas lipossolúveis incluem vitamina K, vitamina A, vitamina D e vitamina E.

As proteínas fornecem estrutura para os ossos e músculos, o que ajuda a preservar a estrutura esquelética do corpo. As gorduras insaturadas controlam um tipo diferente de estrutura - a parede celular. Cada célula tem uma parede para sustentar a célula, determinar a forma da célula, controlar a taxa de crescimento celular e resistir à pressão da água. Dr. Stephen G. Saupe, do Colégio São Benedito, em Minnesota, explica que, sem as paredes celulares, a membrana celular explodiria.