casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Há alguma preocupação com a ingestão excessiva de gordura monoinsaturada?

Nem toda gordura é ruim para você, mas sua ingestão de gordura definitivamente precisa ser monitorada. Gorduras consumidas devem vir principalmente de gorduras saudáveis, como monoinsaturados e poliinsaturados. No entanto, embora as gorduras monoinsaturadas sejam consideradas mais saudáveis, há preocupações com a saúde se o consumo for excessivo. Para reduzir o risco de doença, todos os tipos de gordura precisam ser comidos com moderação.

Tipos de gordura

As gorduras são saturadas ou insaturadas. Gorduras saturadas, que são encontradas na carne, frutos do mar, aves com pele, laticínios integrais, óleo de coco, óleo de palma e óleo de palmiste, são conhecidos por elevar os níveis de LDL ou o tipo ruim de colesterol. As gorduras trans encontradas em alimentos hidrogenados também aumentam os níveis de colesterol. Tanto as gorduras trans quanto as gorduras saturadas precisam ser eliminadas ou ingeridas em quantidades muito pequenas. A American Heart Association recomenda que as gorduras saturadas nunca sejam iguais a 25% da sua ingestão total de calorias, e as gorduras trans, se não eliminadas, nunca devem ser mais do que 1% da sua ingestão calórica diária. Gorduras insaturadas como monoinsaturadas e poliinsaturadas são encontradas em canola, amendoim e azeites, abacates, amêndoas, avelãs, nozes, sementes de abóbora e sementes de gergelim. Gorduras insaturadas podem melhorar os níveis de colesterol e fornecer um efeito protetor contra doenças cardíacas. Embora as gorduras insaturadas sejam consideradas mais saudáveis, o objetivo é consumir não mais que 30% das calorias diárias de todas as gorduras, afirma a Escola Harvard de Saúde Pública.

Considerações

A principal preocupação com comer demais gordura monoinsaturada é o ganho de peso. Gorduras monoinsaturadas, assim como as gorduras saturadas, contêm 9 calorias por grama de gordura. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, uma dieta rica em qualquer tipo de gordura pode levar ao ganho de peso. Para ajudar a controlar o peso, certifique-se de que as gorduras monoinsaturadas substituam as gorduras saturadas e não as consumam, além das gorduras saturadas. Para determinar a quantidade de gordura a ser consumida todos os dias, multiplique o número de calorias consumidas a cada dia por 0,35 e, em seguida, divida a resposta por 9 para obter o número permitido de gramas diárias de gordura. O número de calorias deve ser apenas o que é necessário para manter um peso saudável, ou o número a ser consumido para perder peso.

Benefícios

As gorduras monoinsaturadas não afetam os níveis de colesterol da mesma forma que as gorduras saturadas e trans. Faz. De acordo com a Cleveland Clinic, as gorduras monoinsaturadas podem inibir o nível de colesterol novo acumulado no corpo. Verificou-se também que as gorduras monoinsaturadas diminuem a inflamação nos vasos sanguíneos, o que pode ajudar a baixar a pressão sanguínea. No entanto, para evitar o ganho de peso, limite as gorduras monoinsaturadas a não mais que 10 a 20% da ingestão calórica diária. O resto deve vir principalmente de poliinsaturados. Para reduzir completamente o risco de doença cardíaca, ainda é importante comer gorduras monoinsaturadas com moderação, relata a American Dietetic Association. Em geral, a dieta deve ser rica em frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com pouca gordura. Como o corpo precisa de um pouco de gordura para funcionar adequadamente, consuma pequenas quantidades de nozes, óleos vegetais, pastas sem gordura, maionese, molhos de salada e manteiga de amendoim. , , ] ]