casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Equação para o IMC Ajustado

A equação padrão do índice de massa corporal, ou IMC, é um cálculo universalmente aceito da gordura corporal com base na altura e no peso. Profissionais médicos há muito tempo confiam nessa fórmula para estimar sua saúde geral em relação ao peso. Carregar o excesso de peso é um forte fator de risco para pressão alta, colesterol elevado, diabetes e certos tipos de câncer, e aumenta o risco de morte prematura por todas as causas. No entanto, Nick Trefethen, matemático e professor de análise numérica da Universidade de Oxford, observou uma falha na equação padrão do IMC, que resultou em sua proposta de uma fórmula ajustada.

O Índice de Massa Corporal Padrão -

Desenvolvido na década de 1840 para ajudar a definir o peso normal, o IMC padrão é calculado usando seu peso em libras dividido pela sua altura em polegadas ao quadrado; a fórmula exata é: IMC = 703 x peso /(altura) ^ 2. Ele foi projetado para avaliar uma faixa de peso saudável com base na altura e no peso de um indivíduo. Por exemplo, usando esta fórmula, uma mulher que tem 5 pés, 5 polegadas de altura e pesa 144 libras tem um IMC de 24, colocando-a na extremidade superior do intervalo normal. Um IMC abaixo de 18,5 é considerado abaixo do peso, enquanto um IMC entre 18,5 e 24,9 é categorizado como normal. Você é considerado com excesso de peso se o seu IMC cai entre 25 e 29,9 e obeso se estiver acima de 30. Observado falha no IMC padrão

Trefethen acredita que o IMC padrão é menos preciso para pessoas mais altas e baixas, porque o equação não leva em conta que as pessoas mais altas normalmente carregam mais peso natural. A fórmula padrão do IMC é baseada em pessoas de estatura média, fazendo com que o número usado para multiplicar o peso seja muito grande para pessoas mais baixas e pequeno demais para pessoas altas, o que fornece resultados enganosos para essas categorias. Em suma, a fórmula padrão considera as pessoas mais altas mais gordas do que são, enquanto pessoas mais baixas são levadas a acreditar que são mais magras do que realmente são.

Equação de IMC ajustada

A fórmula de IMC criada por Trefethen foi projetada para que ele forneça resultados idênticos aos da fórmula antiga em pessoas de estatura média, mas leva em conta pessoas de estatura mais alta e menor. A equação ajustada é: IMC = 1,3 x peso /(altura) ^ 2,5. Usando a fórmula antiga, um macho de 6 pés e 4 polegadas pesando 215 libras é considerado sobrepeso, com um IMC de 26. Usando a nova fórmula, esse mesmo macho é classificado como tendo um peso saudável, com um IMC de 24.

O IMC não é perfeito

Trefethen enfatiza que nenhuma fórmula de índice de massa corporal é perfeita, mas sua fórmula ajustada pode servir como uma ferramenta melhor para pessoas mais altas e baixas. E outros especialistas da comunidade matemática reconhecem que usar o IMC como uma ferramenta tem desvantagens. Alguns membros da comunidade médica enfatizam que a equação do IMC só é capaz de adivinhar a quantidade de gordura corporal e que você não deve esperar precisão, de acordo com um artigo de 2013 da BBC News. Enquanto algumas instituições usam a fórmula ajustada, ela não é universalmente aceita, e muitos profissionais de saúde, especialmente nos Estados Unidos, continuam a confiar na fórmula padrão.