casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Riscos para a saúde da dieta Yo-Yo

O que muitos dietistas iogues desconhecem são os fatores de risco muito sérios associados a este perigoso método de perda de peso. Esses fatores incluem um aumento do risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes; dano a artérias; menos energia; perda de massa muscular;

Limitação extrema de calorias, que é uma prática comum entre os iogues, pode aumentar o hormônio do estresse conhecido como cortisol. Quando esse hormônio está presente em seu corpo durante longos períodos de tempo, ele pode ter uma miríade de efeitos negativos na saúde. Na verdade, pode até aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas, câncer e diabetes. A médica Naturopata Natasha Turner afirma que a dieta ioiô também pode danificar as artérias e causar um aumento no colesterol LDL, o que aumenta o risco de doenças cardíacas. Estes efeitos podem surgir particularmente naqueles que fizeram uma dieta yo-yo mais de cinco vezes na vida.

Menos músculo, mais gordura

Enquanto a dieta yo-yo pode inicialmente promover a perda de gordura, em a longo prazo, você provavelmente recuperará essa gordura e muito mais. Além disso, dietas de baixas calorias levam à perda de massa muscular, o que significa que, uma vez que você volte aos seus hábitos alimentares normais, ficará com um corpo que não tem músculos e que carrega o excesso de gordura. O doutor Anthony Komaroff observa que esse excesso de gordura corporal pode ter consequências negativas para a saúde, incluindo o aparecimento de doenças crônicas, como doença arterial coronariana e diabetes tipo 2.

Menos energia

Yo-Yo dieta diminui seu metabolismo , o que pode levar a baixos níveis de energia. Quando o corpo não tem as calorias necessárias para funcionar, faz ajustes. Esses ajustes podem significar função cerebral limitada, cansaço, fadiga e irritabilidade.

Uma abordagem mais saudável

Uma abordagem muito mais saudável, segura e permanente para perda de peso é lenta e consistentemente perder peso durante um longo período de Tempo. Você não deve tentar perder mais de 1 ou 2 libras por semana. Se você já fez dano ao seu sistema através de dietas yo-yo, Turner observa três coisas que você pode fazer para ajudar a reverter esse dano: consuma mais proteína e faça o treinamento de força, pois ambos ajudam a restaurar o metabolismo; e apoiar o seu fígado porque é importante para a queima de gordura. Quatro ervas que podem promover a saúde do fígado incluem cardo de leite, raiz de dente-de-leão, alcachofra e açafrão. , , ] ]