casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Alimentos com hormônios vs. alimentos sem hormônios

Hormonas são substâncias químicas produzidas naturalmente em humanos e animais. Secretados por órgãos do corpo, eles viajam pela corrente sanguínea como mensageiros que ajudam no crescimento, desenvolvimento e reprodução. Às vezes, os hormônios são administrados a bovinos e vacas leiteiras para que eles ganhem peso mais rapidamente ou aumentem o suprimento de leite. Tem havido preocupações sobre o uso de hormônios na indústria de carne e laticínios e os possíveis efeitos colaterais para a saúde humana.

Hormônios Usados ​​

Nos Estados Unidos, existem dois tipos de hormônios usados ​​na alimentação indústria: hormônios esteróides e hormônios protéicos. Cada um deles age de maneira diferente em seu corpo, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Nova York. Quando você come alimentos com hormônios esteróides, eles entram na corrente sanguínea e são transportados para as células. Os hormônios protéicos presentes nos alimentos são quebrados em moléculas menores e digeridos em seu estômago, onde perdem sua força. É por isso que alguns alimentos com hormônios podem ter mais impacto sobre sua saúde do que outros.

Hormônios em Laticínios

Os hormônios costumam ser usados ​​para aumentar a produção de leite em vacas leiteiras. A hormona de crescimento bovina recombinante ou rbGH - tamb conhecida como somatotropina bovina ou rbST- foi aprovada pela Food and Drug Administration dos EUA para utilizao em gado leiteiro desde 1993. Quando utilizado, o fmaco injectado sob a pele da vaca. A FDA determinou que o consumo de leite ou a ingestão de alimentos lácteos com níveis ligeiramente mais elevados de rbGH não têm efeitos nocivos para a saúde, de acordo com o Instituto Sprecher de Pesquisa Comparativa sobre o Câncer da Universidade de Cornell. Como o rbGH é um hormônio protéico, ele não entra na corrente sanguínea como os hormônios esteróides. No entanto, o leite de vacas tratadas com rbGH contém substâncias químicas chamadas fatores de crescimento dependentes de insulina. Embora níveis mais elevados dessas proteínas tenham sido encontrados em mulheres com câncer de mama, ainda não há provas de que produtos lácteos com rbGH contribuam para um maior risco de câncer de mama, segundo o New York Medical Center.

Bovinos e ovinos são as duas fontes de carne que podem conter hormônios esteróides. Estradiol, progesterona, testosterona, zeranol, acetato de trembolona e acetato de melengestrol são aprovados pelo governo federal para uso em bovinos e ovinos, mas não para uso em aves ou suínos. Há uma preocupação pública com a possibilidade de esses hormônios esteróides aumentarem o risco de câncer de mama ou causarem puberdade precoce em meninas, de acordo com o Instituto Sprecher. No entanto, não há ligação conclusiva e mais pesquisas são necessárias.

Alimentos sem hormônios

Se você tiver dúvidas sobre os animais tratados com hormônios, procure por alimentos que são livres de hormônios. Os produtos lácteos sem hormônios terão um rótulo que diz "no rbGH" ou "no rbST". Produtos de carne bovina e ovina produzidos sem hormônios são rotulados afirmando que os hormônios esteróides não foram usados. Frango, peru e porco sempre serão livres de hormônios, uma vez que não são aprovados pelos Estados Unidos para suplementação com hormônios.