casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como lidar com a puberdade

A puberdade é o tempo na vida de um jovem quando os hormônios estão aumentando, levando a mudanças físicas e emocionais. As meninas crescem os seios, começam a menstruação e o crescimento do cabelo aumenta, enquanto os meninos experimentam alterações de voz, ereções e aumento do crescimento do cabelo. Emoções podem correr bem durante este período da vida, levando à depressão, insegurança e raiva. Saber lidar com a puberdade é importante para que ambos os sexos experimentem uma transição mais suave para a vida adulta.

Converse com um adulto de confiança sobre suas preocupações. Os adultos estão no seu lugar e estarão prontos para ajudar da maneira que você precisar. Uma vez que a turbulência emocional faz parte da puberdade, apenas deixando suas frustrações para um ouvido solidário ajuda tremendamente.

Escute seus pais e entes queridos em relação à sua mudança de corpo. O desejo sexual e a pressão dos pares são dois dos principais problemas com os quais os pais se preocupam. Eles não estão tentando administrar sua vida, apenas facilitam sua mente em relação à normalidade de seus sentimentos e preocupações.

Leia os materiais disponíveis sobre as mudanças que ocorrerão. Entender o que vai acontecer vai ajudá-lo a lidar com isso, em vez de ficar no escuro sobre o seu corpo em mudança. Algumas pessoas no passado experimentaram medo ao passar pelo primeiro período ou pelo primeiro "sonho molhado". Isso ajudará a dissipar esses medos quando você passar por essas mudanças.

Faça exercícios regularmente. Exercitar duas a três vezes por semana manterá seu corpo e sua mente saudáveis. Alivia o estresse, garantindo que seus níveis hormonais permaneçam dentro dos limites da sua idade.

Entenda que todo mundo se desenvolve em uma taxa diferente. Se o seu melhor amigo tiver um tamanho maior de seio ou se um amigo se vangloria que ele já está se barbeando enquanto você ainda está sem rosto, não se desespere. Você ainda está se desenvolvendo e pode precisar de mais tempo para o seu corpo se recuperar.