casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Teoria do Aprendizado Social em Crianças

Existem muitos caminhos para aprender, mas talvez um dos mais diretos seja a simples observação. As crianças aprendem melhor pelo exemplo, seja uma criança imitando a mamãe falando ao telefone ou um colegial pegando novas gírias de seus amigos. A teoria do aprendizado social afirma que as pessoas aprendem observando os exemplos das pessoas ao seu redor, tanto boas quanto ruins. Princípios Gerais - A teoria do aprendizado social se concentra no aprendizado que ocorre dentro de um contexto social, significando que as pessoas aprendem com observar, imitar ou modelar outros. De acordo com o livro de JE Ormrod, "Human Learning", as pessoas podem aprender observando os comportamentos dos outros e os resultados desses comportamentos.

Reforços

A teoria do aprendizado social também se concentra nas recompensas, ou reforços, que nós recebemos por comportamentos. Reforços poderiam ser objetos concretos ou elogios, ou coisas mais abstratas como uma redução da tensão ou aumento da auto-estima, de acordo com Margaret Delores Isom, professora de criminologia da Universidade Estadual da Flórida. Reforços ou punições que resultam de comportamentos aprendidos têm um efeito importante sobre os comportamentos que as pessoas exibem. Por exemplo, um estudante que muda a forma de se vestir para se encaixar com uma determinada multidão tem uma boa chance de ser aceito e, assim, reforçado por essa multidão. A mesma ideia se aplica às punições.

Teorias sobre agressão

O homem por trás da teoria da aprendizagem social, Albert Bandura, acreditava que a agressão era um comportamento socialmente aprendido. Ele alegou que as crianças aprendem a ser agressivas, observando as ações violentas de membros da família, amigos ou da mídia. Em um de seus estudos, as crianças assistiram a um vídeo de uma modelo acertando uma boneca inflada de palhaço. Um grupo de crianças viu o modelo sendo elogiado por seu comportamento e, sem ser instruído a fazê-lo, esse grupo de crianças também começou a bater na boneca.

Aplicações Práticas

Muitos comportamentos, bons e ruins , pode ser aprendido através de modelagem. Pais e professores podem tirar proveito da teoria do aprendizado social fornecendo às crianças exemplos de comportamentos desejados, ou modelagem. De acordo com Ormrod, exemplos de comportamentos que podem ser aprendidos através da modelagem são a leitura, demonstrações de problemas matemáticos e até bravura ou cortesia. O pensamento moral também é influenciado pela observação e modelagem. As crianças aprendem a escolher entre o certo e o errado, observando os adultos tomarem essas decisões.

Condições para modelagem

Ormrod escreve que quatro condições são necessárias para que um indivíduo possa modelar com sucesso o comportamento de outra pessoa. Primeiro, o indivíduo deve prestar atenção ao modelo. Ele também deve ser capaz de lembrar o comportamento observado, que é facilitado pela repetição. Terceiro, ele deve estar pronto para o desenvolvimento e fisicamente para replicar a ação, o que é importante lembrar ao tentar ensinar crianças muito pequenas. Finalmente, ele deve ter motivação; ele deve querer demonstrar o que aprendeu.