casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Exemplos de Comportamento Respeitoso em Crianças

O respeito é uma habilidade importante, que ajudará as crianças a serem bem-sucedidas quando forem jovens e se tornarem adultos. Ao liderar e guiar seus filhos, você pode procurar avidamente por sinais de que estão aprendendo a se comportar respeitosamente. As chances são, com um pouco de observação, você verá vários exemplos e incidências de comportamento respeitoso.

Admitindo Erros

A capacidade de examinar a conduta e as ações e ver erros e erros é uma maneira respeitosa de agir, afirma Faden Fulleylove-Krause e Roberta Lawonn, educadores familiares que vivem na Universidade de Wisconsin. Esse auto-exame se aplica a praticamente qualquer pessoa, criança ou adulto. O processo de admitir um erro e pedir desculpas por isso demonstra uma contrição e arrependimento, e mostra respeito pelos sentimentos dos outros. Pais que dão exemplo positivo de admitir erros e pedir desculpas quando necessário ensinam às crianças que erros acontecem, mas que o importante é admitir o erro, pedir desculpas e seguir em frente.

Cortesias

Usando cortesias comuns na comunicação, conversar e interagir com os outros é outra maneira pela qual as crianças podem demonstrar um comportamento respeitoso, de acordo com Fulleylove-Krause e Lawonn. Quando as crianças usam boas maneiras, como "Obrigado", "Por favor" e "Desculpe-me" nas conversas, isso mostra respeito educado. Ensine as crianças a manter contato visual com outras pessoas para demonstrar interesse e preocupação. Compartilhar e trabalhar cooperativamente com os outros é outra maneira de demonstrar respeito, afirma Marilyn Ellis, especialista da Universidade do Maine.

Privacidade

Ensine as crianças a respeitar a privacidade dos outros. A privacidade inclui a propriedade de outras pessoas, além de informações relativas a outras pessoas. As crianças não devem invadir os pertences de outras pessoas, incluindo quartos ou outros espaços pessoais. As crianças também não devem ler mensagens pessoais ou correspondências ou escutar conversas privadas. Respeitar a privacidade é um respeito pelos limites pessoais. Limites pessoais são importantes para todos, adultos e crianças.

Empatia

A empatia é um princípio importante de respeito, segundo Ellis. Ajude as crianças a aprender habilidades de cuidar e perceber como outras pessoas se sentem em várias situações. Quando alguém se sente triste, assustado ou com raiva, fale sobre as várias situações para explorar o que aconteceu e o que deve acontecer a seguir. Quanto mais as crianças praticam o aprendizado da empatia ao reconhecer e falar sobre os sentimentos, mais elas se tornam empatia ao interagir com outras pessoas. Um exemplo de uma resposta empática de uma criança pode ser uma garota observando outra garota observando crianças brincando nos balanços no playground. Depois de balançar por alguns momentos, a primeira garota pula do balanço e convida a outra garota a dar uma volta. A primeira criança reconheceu a tristeza e o anseio por um turno e sentiu-se motivada a demonstrar o cuidado da outra criança ao compartilhar.