casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Efeitos danosos de Xanax durante a gravidez

Xanax, com o nome genérico de alprazolam, é um medicamento anti-ansiedade que é razoavelmente seguro para a maioria das pessoas. Mas para mulheres grávidas, pode ter efeitos prejudiciais. Embora a pesquisa seja inconclusiva, converse com seu médico se estiver tomando Xanax e pensando em engravidar. Ele pode aconselhá-lo a parar de tomar Xanax e sugerir maneiras de se livrar da droga. Ele também pode ter tratamentos alternativos para sua ansiedade, que uma gravidez pode aumentar.

Xanax

Xanax é um benzodiazepínico prescrito para o tratamento da ansiedade e do transtorno do pânico no adulto. A probabilidade de dependência é alta, de acordo com o rótulo do medicamento. Sintomas de abstinência podem incluir ansiedade, insônia, percepção sensorial aumentada e perda de peso. Todos esses efeitos colaterais podem ter sérias implicações durante a gravidez, já que podem afetar o feto.

Classificação de medicamentos

A Food and Drug Administration dos EUA classifica Xanax classe D, o que significa que não é seguro para a gravidez, particularmente durante o primeiro trimestre. A FDA diz que Xanax pode causar anomalias congênitas no feto e sintomas de abstinência após o nascimento do bebê.

Pesquisa

A pesquisa contradiz parcialmente as descobertas da FDA. Em outubro de 2005, o artigo “Medscape” relatou que, embora um estudo tenha encontrado uma correlação positiva entre o uso de benzodiazepínicos em mulheres grávidas e grandes malformações fetais, incluindo fissuras orais, seus métodos eram falhos. Outros dados, de acordo com o “Medscape”, não sustentam que os benzodiazepínicos representam um risco significativo de defeitos congênitos. Medscape adverte que os bebês cujas mães tomam benzodiazepínicos, como Xanax durante a gravidez, demonstram efeitos de abstinência, incluindo sedação, relutância em sugar, hyptonia e resposta metabólica prejudicada. Os efeitos podem ser reduzidos se a mãe reduzir sua dose à medida que a gravidez chega ao fim. Os efeitos a longo prazo da exposição fetal aos benzodiazepínicos não foram relatados.

Ansiedade durante a gravidez é severamente negligenciada. De acordo com um estudo de 2008, “Depressão e Ansiedade”, apenas 20% dos médicos examinam suas pacientes grávidas quanto à ansiedade. E ainda, a ansiedade durante a gravidez pode resultar em nascimento prematuro e inibição comportamental em bebês, de acordo com o estudo. As mulheres grávidas devem relatar sintomas aos seus médicos ou parteiras imediatamente, a fim de obter ajuda. Juntos, eles podem pesar os riscos e os benefícios de tratar a ansiedade com Xanax.

Alternativas

Revista de saúde alternativa superior "Soluções naturais" recomenda suplementos de magnésio, terapia mente-corpo e acupuntura como alternativas para Xanax. Massagem e yoga pré-natal também podem ajudar a acalmar a ansiedade. Qualquer mulher grávida que considere remédios alternativos deve discutir primeiro os sintomas e os efeitos colaterais com o médico.

, , ] ]