casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

O desenvolvimento emocional de bebês de 6 meses de idade

Em apenas seis meses, o bebê mudou de completamente dependente para curioso, amigável e pronto para descobrir seu mundo. Seu desenvolvimento emocional começa a formar não apenas uma necessidade física, mas uma necessidade mental em relação aos pais. Os bebês começam a perceber o quanto gostam de estar perto de seus pais. Uma criança de seis meses está começando a ver o mundo de um ângulo diferente, e isso a encanta de muitas maneiras.

Socialização

Os bebês nessa idade adoram ver e tocar novas pessoas. Seis meses é uma ótima idade para socializar o bebê no parque, na mercearia e em torno de outros bebês, porque eles são muito amigáveis ​​e não desenvolverão ansiedade de separação por mais alguns meses. Crianças de seis meses podem sorrir e gritar, e algumas até riem para demonstrar seu amor pela atenção.

Os bebês começam a “inventar sons para a felicidade ou outras emoções”, afirma o Hospital Infantil Riley. Observar suas expressões faciais e ouvir seus pequenos grunhidos proporciona entretenimento para os pais e a família. Os pais devem incluir continuamente o bebê em conversas, esperando por um pequeno grunhido de uma resposta e repetindo palavras comuns como "fralda" ou "cachorrinho". Os bebês também adoram imitar e farão isso sem parar para quem quiser participar. Ler e cantar músicas nesse estágio também pode ajudar bebês com o desenvolvimento da linguagem.

Aos 6 meses, os bebês começam a demonstrar habilidades rudimentares de resolução de problemas e gostam de jogar jogos como peekaboo, para mostrar seu talento de encontrar a mãe debaixo do cobertor. Outra atividade de construção de habilidades é esconder um pequeno objeto debaixo de uma toalha ou tigela e permitir que o bebê o encontre. Ela vai gritar de alegria cada vez que se lembra que a bola está debaixo da tigela.

Medos

Nessa idade, alguns bebês desenvolvem medos em relação a adereços comuns do dia a dia, como aspiradores de pó ou banheiras. Se o bebê grita de repente durante o banho, em vez de forçá-lo a entrar, os pais podem usar temporariamente banhos de esponja enquanto trabalham em reintroduzi-la na banheira. ", a autora Arlene Eisenberg lembra aos pais que os bebês ainda são jovens demais para serem mimados, já que não podem compreender mentalmente a idéia, então permitir que ela relaxe e aproveite o banho é perfeitamente normal.

Por volta dos 6 meses, muitos pais examinam os métodos de dormir para ajudar o bebê a dormir a noite inteira ou movê-los para o próprio berço e quarto. Muitos bebês desenvolveram associações de sono como adormecer enquanto quente e carinhoso no peito da mãe. Esta é uma ótima idade para livrá-la dessas associações, para que ela possa começar hábitos de sono saudáveis. Concentre-se em colocá-la para baixo com a barriga cheia, mas ainda acordada, para que ela goste de estar em seu berço ao invés de lutar contra ela.