casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como os estilos de vida dos pais afetam seus filhos?

Cientistas e pesquisadores sabem há algum tempo que as crianças aprendem pelo exemplo, mas de acordo com a American Heart Association e o Dr. Steven Dowshen com o Alfred I. DuPont Hospital for Children, parental a influência pode começar antes que as crianças nasçam. Os pais podem passar predileções físicas, cognitivas e mentais - muitas vezes não intencional.

Antes do nascimento

Os hábitos pré-natais podem afetar a saúde cardíaca do seu filho, segundo a Dra. Kathy Jenkins da American Heart Association. Mães que trabalham durante toda a gravidez e levam estilos de vida ativos - interagindo rotineiramente com o público - arriscam-se a contrair doenças comuns. Correr uma febre durante o primeiro trimestre e tomar medicação sem receita em resposta pode afetar a saúde do coração de um feto. Filhos de mães com altos níveis de estresse durante a gravidez parecem propensos a transtornos de humor, de acordo com Rachel Yehuda, da Escola de Medicina Mount Sinai. Fumar durante a gravidez pode levar ao diabetes infantil mais tarde, e os hábitos alimentares de uma mãe podem predispor o feto à obesidade.

Após o nascimento

As preferências alimentares dos pais podem afetar os filhos após o nascimento. Embora as crianças possam ser instruídas a limpar seus pratos, ao mesmo tempo, elas observam a mãe comer com moderação ou omitir determinados alimentos por causa de sua última dieta. O Conselho de Laticínios da Califórnia sugere que esses sinais conflitantes podem afetar os futuros hábitos do seu filho consideravelmente mais do que o que você coloca em seu prato. Se você é um dietista frequente, pode inadvertidamente ensinar a seu filho que a comida é um inimigo - o que pode levar a distúrbios alimentares. Se você está sempre em movimento e tende a comer fast food e pedir pizza, você pode ensinar a seu filho que a alimentação saudável é o segundo a negócios.

Learning by Example

De acordo com o Departamento de Estado dos EUA A educação, ensinar verbalmente a uma criança o que é certo e errado, tem muito menos impacto do que o que ela observa seus pais e idosos fazendo diariamente. Um pai que frequentemente faz festas à noite - e ocasionalmente perde o trabalho no dia seguinte - desfaz tudo o que ele ensina verbalmente a seu filho sobre responsabilidade. Se a criança deixar de estudar para um teste em favor de jogar um jogo de computador, e se ela falhar no teste por causa dessa decisão - e seus pais festejam ela pelo lapso - isso pode causar confusão em crianças pequenas e revolta total em adolescentes. Por outro lado, os pais que raramente se socializam e têm um círculo muito restrito de amigos podem incutir em seus filhos uma desconfiança dos outros, pretendendo ou não.

Dicas

O que você diz a seu filho pode ser uma poderosa ferramenta de aprendizado se você a apoiar com ações consistentes, de acordo com o Departamento de Educação dos EUA. Se você quer que seu filho seja atencioso com os outros, habitualmente mantenha as portas abertas para os outros. Mencione o que você fez e por que, especialmente com crianças mais novas. Não deixe as crianças verem você permitindo que uma porta se feche no rosto de um estranho na próxima vez que estiver com pressa. Combine conversas com ações e não permita que seu filho testemunhe você fazendo algo que você não gostaria que ele fizesse.