casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Desenvolvimento da Comunicação na Primeira Infância

Ser capaz de se comunicar fluentemente é uma parte significativa do ser humano: permite que uma pessoa aprenda, construa relacionamentos e tenha sucesso na vida. As crianças começam a se comunicar a partir do momento em que nascem e, a partir daí, aprendem as vastas regras que compõem a fala e a linguagem. É importante manter as linhas de comunicação abertas com elas e estar ciente dos sinais que apontam para atrasos no desenvolvimento.

Fala e Linguagem

Fala e linguagem são dois blocos de comunicação inter-relacionados, mas diferentes. Ambos são ferramentas que permitem aos humanos transmitir idéias, pensamentos e preocupações. Fala é o ato de falar. A linguagem é a estrutura de regras que permite que um grupo de pessoas troque palavras com significado. A linguagem não exige fala, pois pode ser assinada, escrita ou gesticulada.

Primeiros cinco anos

Os primeiros cinco anos de vida de uma criança são os mais significativos quando se trata de sua capacidade de se comunicar. efetivamente. Esses anos podem ser divididos em três períodos diferentes. O primeiro período, que estabelece a base da comunicação posterior, começa no nascimento quando os bebês se comunicam através de expressões faciais e gritos. O segundo período de comunicação, de seis meses a 18 meses, significa um tempo em que os bebês começam a se comunicar intencionalmente, mesmo que não possam necessariamente verbalizar todas as suas necessidades. O terceiro período, de 18 meses a cinco anos, é o momento em que a criança começa a usar a linguagem para aprender e se comunicar.

Marcos do Desenvolvimento

Embora cada criança aprenda e cresça em um ritmo diferente, é uma linha do tempo geral que sugere quando alguém começará a alcançar marcos de comunicação. Os profissionais de saúde podem analisar este cronograma para avaliar o progresso de uma criança. Uma criança de seis meses, por exemplo, geralmente pode responder virando a cabeça e os olhos quando seu nome é falado. Quando tiver 18 meses de idade, ele deve ter um vocabulário entre cinco e 20 palavras, e deve seguir comandos simples. Aos 36 meses, seu vocabulário terá geralmente aumentado para 900 a 1.000 palavras. Aos 5 anos, ele deve entender conceitos relacionados ao tempo, e ele deve ser capaz de usar a linguagem descritiva. Como aprender uma comunicação bilíngüe Como a criança pequena é treinada para aprender habilidades de comunicação em um ritmo tão rápido, Ele é como uma esponja quando se trata de pegar qualquer e todas as línguas. A primeira infância é um momento ideal para ensinar uma criança a mais de um idioma. Uma criança que aprende duas línguas em igual proporção pode desenvolver-se em um ritmo diferente do que as crianças ao seu redor, mas ele surgirá com habilidades extras para a vida. Ele deve alcançar marcos semelhantes (como falar suas primeiras palavras em 1 ano de idade e usar frases de duas palavras até os 2 anos de idade), mas ele pode misturar regras de gramática e misturar idiomas por um tempo. Além disso, se uma nova língua é adicionada além de sua língua nativa, ele pode exibir brevemente um período normal de silêncio.

Atrasos no Desenvolvimento

Algumas crianças experimentam atrasos no desenvolvimento da fala. Os atrasos de fala podem ser causados por deficiências orais, como movimentos limitados da língua, mas também podem ser causados por problemas de audição. Os atrasos de fala também podem ser causados por problemas motor-orais (comunicação lenta nas áreas de produção de fala do cérebro) que também têm o potencial de causar problemas de alimentação. Atrasos na linguagem podem indicar condições subjacentes, como deficiência intelectual e autismo. É importante reconhecer sinais de atrasos no desenvolvimento, potencialmente antes que a criança tenha idade suficiente para começar a falar, para que a intervenção precoce possa ajudá-lo a alcançar seu maior potencial. , , ] ]