casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Dieta sensorial para crianças que procuram sensorial

Embora pareça um método de comer, uma dieta sensorial é, na verdade, um conjunto de atividades para crianças que procuram sensorialmente. O objetivo deste tipo de dieta é fornecer estrutura e atividades calmantes para uma criança que possa ter problemas com estimulantes cotidianos no ambiente. Este tipo de dieta ajuda as crianças a aprenderem a lidar com circunstâncias que podem ser esmagadoras.

Transtorno de Processamento Sensorial

Crianças que procuram sensorialmente podem sofrer de transtorno de processamento sensorial (SPD), uma condição na qual o corpo é capaz de absorver informações através dos sentidos, mas o cérebro pode interpretar as informações incorretamente. Crianças com DPS podem reagir negativamente a estímulos ambientais que podem não afetar outros. Por exemplo, algumas crianças com SPD ficam sobrecarregadas em eventos de grupo, onde há muitas visões, sons e cheiros. De acordo com a Sensory Processing Disorder Foundation, muitas crianças com SPD vivem em um modo de busca sensorial que pode ser diagnosticado erroneamente como TDAH.

Motor e Vestibular

Algumas crianças que são sensórias podem precisar praticar atividades que irá satisfazer as suas necessidades de informações sensoriais e que podem acalmá-las. Alguns tipos de atividades que as crianças podem fazer em uma dieta sensorial para atender a entrada vestibular incluem saltando em uma bola de exercício, saltando em um trampolim, balançando, girando ou balançando em uma cadeira de balanço. Além disso, outras atividades de movimento que exigem o uso de grandes grupos musculares incluem empurrar ou puxar objetos pesados, usar uma mochila pesada, limpar folhas ou fazer flexões.

Outros Sentidos

Outras atividades em uma dieta sensorial envolvem o aumento de informações sensoriais para crianças através do uso de seus sentidos, como audição, tato, olfato, paladar e visão. Alguns exemplos de atividades sobre este tipo de dieta sensorial incluem atividades táteis, como brincar com feijão cru ou arroz, brincar com argila ou areia. Os exercícios auditivos incluem ouvir música ou ruído branco, enquanto os exercícios visuais podem envolver a busca de fotos em um mapa ou a classificação de objetos por cor.

Você pode precisar trabalhar com seu médico ou terapeuta ocupacional para desenvolver uma dieta sensorial, se o seu filho é uma busca sensorial. Um terapeuta profissional pode conceber uma dieta que tenha os tipos de atividades específicas para as necessidades do seu filho e que tenha o tempo certo para mantê-lo envolvido. Geralmente, isso envolve uma avaliação do comportamento de seu filho para o terapeuta determinar o tipo certo de dieta sensorial. Além disso, o terapeuta pode ter certas ferramentas para atividades sensoriais que ela usará e ela pode lhe dizer que tipos de exercícios você pode fazer em casa. , , ] ]