casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Orégãos e Hormonas

Orégano, também conhecido cientificamente como Origanum vulgare, é uma erva usada na culinária para dar sabor a diferentes pratos, especialmente os das culinárias mexicana e mediterrânea. Contém vários nutrientes, incluindo vitamina K, ferro e manganês. Pesquisas mostram que o consumo de orégano pode influenciar o hormônio progesterona no organismo.

Hormônios

Os hormônios são moléculas sinalizadoras sintetizadas no corpo e secretadas pelas glândulas endócrinas. Eles são liberados na corrente sanguínea, onde são transportados para tecidos específicos. Os hormônios então se ligam às membranas celulares e sinalizam uma mensagem química para a célula. Eles estão envolvidos em uma série de diferentes processos, como metabolismo, reprodução, humor e função sexual. Alguns hormônios vitais no corpo são testosterona, estrogênio, progesterona, cortisol, insulina e glucagon, de acordo com Medline Plus.

Orégano

A maioria dos efeitos do orégano no corpo são devido ao seu alto teor de antioxidantes, que desempenham um papel na destruição da produção de radicais livres que levam a doenças e doenças, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Petru Poni de Química Macromolecular na Romênia. Os cientistas descobriram que o orégano obteve a maior quantidade de todas as plantas medicinais em sua capacidade de eliminar os radicais livres. A pesquisa foi publicada na edição de outubro de 2011 do "National Product Research". A ingestão de orégano pode ajudar a aumentar a produção do hormônio progesterona, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Aeron Biotechnology. Os cientistas descobriram que o orégano é uma das principais ervas que se liga aos receptores intracelulares da progesterona e aumenta sua liberação. A progesterona desempenha um papel em várias funções do corpo, desde a promoção de padrões normais de sono até a normalização dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, estimula a formação de novos ossos. Embora o orégano cause impacto na progesterona, não tem impacto sobre outros hormônios no corpo. As descobertas foram publicadas na edição de março de 1998 da “Proceedings of the Society for Experimental Biology and Medicine”.

Cuidado

O consumo de orégano é considerado seguro e tem poucos efeitos colaterais. No entanto, consulte o seu médico antes de tomar qualquer ervas, especialmente se estiver a tomar medicamentos.